10 dezembro 2009

Covilhanices

Condutora condenada a quatro anos com pena suspensa




À frieza geralmente atribuída aos números correspondem retratos sociais que traduzem o viver de uma sociedade, o sentir dos dias por entre a realidade que é a desta região, a Beira Interior. Vista ao longe e ao perto, a crueza dos números e das médias apuradas escondem anseios e debilidades, desilusões e algumas pequenas vitórias que se vão levando a cabo.

Quatro anos e quatro meses de prisão suspensa por igual período foi a pena aplicada pelo colectivo de juízes à condutora do veículo ligeiro de passageiros que esteve envolvida no acidente da A23, em Vila Velha de Ródão, ocorrido há dois anos.

Para abastecer é preciso pagar primeiro. É esta a nova regra imposta nas bombas de combustível da CEPSA, localizadas na A23, junto à saída norte do Fundão. Uma medida que entrou em vigor no início de Dezembro e que se prende com a necessidade de travar o crescente número de incumprimentos.

O Teatro das Beiras estreia quarta-feira, dia 16, às 21.30, no seu auditório, “A Neve”, peça construída a partir de cinco contos de Vergílio Ferreira. O novo desafio do grupo de teatro conta, novamente, com a colaboração do encenador José Carretas que irá trabalhar textos de Vergílio Ferreira pela primeira vez.

O Hospital Pêro da Covilhã acaba de adquirir um aparelho de TAC (Tomografia Axial Computorizada) de 16 cortes que constitui “um dos mais avançados” no panorama das unidades hospitalares da região da Beira Interior, revelou ao JF o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira.

Duas alunas fundanense que estudam na Universidade de Aveiro, Ana José Carrolo e Catarina Fortunato, apresentam um interessante projecto musical no dia 17 de Dezembro, na Moagem. A ideia surgiu no âmbito do estágio de piano que estão a realizar na Academia de Música e Dança do Fundão.