20 dezembro 2009

Paul - Covilhã nomeado para as 7 Maravilhas Naturais


A New 7 Wonders Portugal está a desenvolver um levantamento exaustivo dos locais naturais a considerar para o processo de votação, uma lista longa de cerca de 800 locais que serão conhecidos no início do próximo ano. Devido ao elevado nível de candidaturas e ao interesse demonstrado pela maioria das autarquias do País, a organização decidiu alargar o prazo de candidaturas até 4 de Janeiro de 2010. Quedas da Ribeira do Paúl (Covilhã), Serra da Gardunha (Fundão), Covão d’Ametade (Manteigas), Vale do Côa (Vila Nova de Foz Côa) ou Praia da Consolação (Peniche), são alguns dos locais já considerados na região Centro neste levantamento exaustivo. Para candidatar um ou mais locais, as autarquias apenas têm que enviar um formulário com o nome do local, categoria em que se insere, organismo responsável pela candidatura, contactos e uma breve descrição do local nomeado.

“Este é um projecto que requer o envolvimento das autarquias na divulgação e promoção do seu património natural. O reconhecimento e impacto turístico-económico deste tipo de iniciativas não estão a deixar nenhum organismo indiferente!”, afirma Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal.

Após terminado o levantamento exaustivo do património natural a considerar, a organização vai criar um painel de 77 especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, para chegar a uma short list de 77 locais naturais pré-finalistas. Posteriormente um painel de 21 personalidades notáveis do nosso país irá escolher as 21 Maravilhas finalistas, as quais serão apresentadas para votação pública a 7 de Março de 2010.

Nesta lista de 21 Maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders Portugal® assegura a representatividade geográfica do país.

A votação, auditada pela PricewaterhouseCoopers, termina a 7 de Setembro de 2010 e as “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” serão conhecidas no mesmo mês.

E ESTA HEMMMM!!!!


Os mais incrédulos podem AQUI visualizar a nomeação da nossa ribeira, única Maravilha Natural indigitada no Concelho da Covilhã.

Independente da classificação que obtiver, esta nomeação vem responsabilizar duma forma inequívoca quem tem responsabilidades directas na preservação desta relíquia natural.

Enquanto Paulense não me limito a pedir, mas exigir, que as entidades autárquicas directamente responsáveis por levar este projecto o mais longe possível, não se limitem a enviar meramente a inscrição e deixar correr o prazo ate ao final da divulgação dos vencedores.

O Paul, desde que concorreu ao título de "Aldeia mais típica de Portugal" não se via confrontado com semelhante desafio.


Que o bom senso impere, que finalmente se limpe e cuide condignamente a "nossa" Ribeira, para que todos os turistas que nos visitarem motivados por esta nomeação, não fiquem desapontados.

Lamento profundamente que seja necessário uns “entelegentes” de fora, venham “enfadar” o “Burgo” com estas questões e nos “brindem” com tamanha nomeação, enquanto a nossa apatia têm sido a davida oferecida a Ribeira.


Para terminar deixo este desafio: Se nas condições em que esta chegamos aqui, com o cuidado e atenção que o assunto merece, ate onde podemos ir???


PTT


PS. Lamento imenso que este “postal” tenha desaparecido.


1 Rebolos:

Pissarra disse...

Ainda hoje estou surpreendido, como o Paul, com tanta gente "iluminada" bem falante e culta, gente que rápidamente cria movimentos cívicos, deixa morrer a Ponte.
Com o tempo os açudes também vão ribeira abaixo.
Depois fazem outros em betão!!!

21/12/09 12:16