13 janeiro 2010

Destaque

Sr Anónimo

Hoje fui positivamente surpreendido pelos seus comentários que transcrevo sem qualquer tipo de melindre e digo de minha justiça:

Anónimo disse...

Antes de lançar a petição convém começar a escrever discriminação em vez de "descriminação". Descriminar, como escreve, significa absolver de um crime imputado, tirar a culpa, justificar (des+criminar). enquanto discriminar significa tratar diferente, separar, distinguir.... vá lá buscar o dicionário.

Anónimo disse...

Caríssimo.
Aprecio o seu esforço e não precisa ficar melindrado. Andamos todos a aprender. Mas deixe-me que lhe diga: aspas? Sabe ao menos para que servem? As aspas servem, entre outras coisas, para indicar a transcrição rigorosa de um texto, pelo que a sua utilização no meu comentário serviu para o citar (lembre-se que escreveu no seu texto "descriminação" em vez de discriminação). Quanto a vírgulas, meu caro, antes de falar nelas é melhor começar por aprender com se escreve a palavra, repare que a palavra “vírgula” tem um acento agudo no i. Por fim devo dizer que tem razão. No meu comentário há uma confusão entre uma vírgula e um ponto final: onde se lê “justificar (des+criminar). enquanto”, devia ler-se “justificar (des+criminar), enquanto”. Por este facto apresento as minhas desculpas. Por outro lado, repare que, como bem sabe, a frase “saiba utilização das aspas e das virgulas” não tem qualquer sentido. Escrever “saiba utilizar as aspas e as vírgulas” já começa a fazer sentido. Repare também que a palavra “nú” se escreve com um acento agudo no u. Por fim agradeço o incentivo para comentar o assunto do seu post. Lamento desiludi-lo mas tenho apenas a referir que quando escreve: «Por cá desde a "santo desprezo" passado», deveria escrever: «Por cá desde o "santo desprezo" passado». Tem de concordar que na língua portuguesa é importante efectuar correctamente as concordâncias. Mas não fique muito preocupado com esta pequena falha, até porque a totalidade da frase também não se percebe muito bem. Termino agora com os meus melhores cumprimentos e, como a conversa já vai longa, sugiro apenas que substitua a frase: “Estou a pensar seriamente começar uma petição quanto a descriminação de que somos vitimas", pela frase: “Estou a pensar seriamente começar uma petição quanto à discriminação de que somos vítimas". Se estiver com paciência e tempo procure descobrir as alterações que efectuei à sua frase (adianto desde já que foram três).

Nota: Agradeço a correcção e só tenho que pedir desculpa aos visitantes deste blogue, por não estar gramaticalmente credenciado nos enigmas da língua portuguesa. Aqueles que eventualmente possa ferir qualquer sensibilidade, as minhas mais sinceras desculpas. Porem perdoem a ousadia, na minha profissão prezo-me de ser um excelente profissional.
Uns percebem de agricultura, outros de electricidade, outros de restauração e outros são doutores.
Paciência quem da o que têm a mais...
Felizmente não conhece a minha caligrafia.
Permita-me apenas um reparo PAUL não tem acento.


Bem haja
PTT

PS. Quanto ao seu comentário sobre a ribeira e dado que hoje profissionalmente o meu dia ainda não terminou, irei responder posteriormente pois o mesmo assim merece, contudo gostaria que contribuísse com alguma sugestão e não só com aquilo que estamos fartos de ouvir.