27 janeiro 2010

Mais Vale Tarde Que Nunca

"È precisamente na categoria das zonas aquáticas não marinhas que no concelho da Covilhã foi nomeada a Ribeira do Paul, enquanto no concelho do Fundão a Serra da Gardunha está nomeada na categoria dos grandes relevos.

Quando foi conhecida a notícia da nomeação da Ribeira do Paul, a comunidade paulense exultou com esta boa nova, até porque desde sempre esteve umbilicalmente ligada à sua ribeira e desde há muito que ouve os executivos paulenses e até associações a falar da sua requalificação. Recorde-se que a Junta de Freguesia do Paul (JFP), mantém em aberto uma candidatura ao QREN “ A Rota d
a Água”, que a ser aprovada pode alavancar de uma vez por todas este recurso hídrico de rara beleza reconhecida por todos. Para o executivo paulense esta nomeação pode ser uma mais-valia que pode contribuir para aumentar o turismo cultural e o fluxo de visitantes para conhecerem as quedas e a beleza natural da Ribeira do Paul. “ É claro que agora ainda é mais pertinente dinamizarmos iniciativas que possam mostrar as potencialidades da nossa ribeira. A candidatura “Rota da Água” dividida em duas variáveis: manutenção e preservação da ribeira e recuperação das quedas de águas e moinhos, deve sofrer um novo incremento com esta nomeação. Por isso pensamos que este novo alento é importante para a nossa freguesia e vamos aproveitá-lo no sentido de obter mais-valias, particularmente na cambiante turística” assegura o tesoureiro da Junta, Carlos Rodrigues.

Também o presidente da direcção da Associação de Caçadores e Pescadores do Paul, que tem a concessão da pesca na ribeira, acha a nomeação vantajosa. “Acreditamos que só pode melhorar a procura de visitantes movidos pela curiosidade de conhecer a beleza da ribeira e até os amantes da pesca vão certamente querer vir pescar nas suas águas frias e límpidas. Mas até na qualidade de presidente da Junta de Freguesia do Ourondo, acho vantajoso esta nomeação porque pode incrementar o fluxo de turistas e de utilizadores do nosso parque de lazer na ribeira” antevê José Rito Agostinho..."
Notícias da Covilhã