04 janeiro 2010

Paul - Covilhã nomeado para as 7 Maravilhas Naturais de Portugal - 6


deNomeados
paraPTT
data4 de Janeiro de 2010 12:40
assunto7 MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL

ocultar detalhes 12:40

Exmos. Senhores,

Em seguimento do seu e-mail confirmo que no passado dia 12 de Novembro 2010 às 10h54 foi enviado para o e-mail geral da Câmara Municipal da Covilhã o texto que abaixo segue:

"Exmo. Senhor Presidente,


Depois do sucesso obtido com a eleição das "Novas 7 Maravilhas do Mundo®" e "7 Maravilhas de Portugal®" em 2007 e "7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®" em 2009, a New 7 Wonders Portugal prepara-se para iniciar o processo com vista à eleição das "7 Maravilhas Naturais de Portugal®" a ocorrer em Setembro de 2010.

Votaram à escala global mais de 100 Milhões de pessoas e em Portugal cerca de 350.000, num fenómeno de comunicação que projectou a imagem do Património Histórico e foi responsável pelo aumento do interesse das populações por esse património, o que se repercutiu em visitas superiores a 30% nos monumentos eleitos, com impactos ao nível da promoção cultural e do turismo.

O mote para a eleição das "7 Maravilhas Naturais de Portugal®" centra-se numa ideia simples e que todos entendem o seu significado: "Se queremos proteger alguma coisa, em primeiro lugar, temos que saber apreciá-la".

O objectivo deste novo projecto não se resume ao interesse meramente estético das belas paisagens do nosso país, mas será antes, uma forma de divulgar para poder preservar. Em 2010 celebramos também o Ano Internacional da Biodiversidade e por isso, toda esta temática terá uma actualidade acrescida.

O processo inicia-se agora através da construção de uma lista exaustiva de todos os Monumentos Naturais que se podem qualificar como Maravilha da Natureza.

Esta lista que se compõe de nomeações a cada uma das categorias a concurso, carece do apoio de um organismo oficial que patrocine a candidatura e assegure a fiabilidade e a veracidade da informação, que compõem a ficha de cada Monumento Natural a nomear.

De seguida, a organização vai submeter esta lista longa à apreciação de 77 especialistas, que representarão as várias áreas científicas e com representatividade geográfica de todas as regiões do país, que terão a tarefa de encontrar os 11 Monumentos Naturais mais significativos em cada uma das 7 categorias a concurso, antes de se chegar a uma lista de 21 finalistas, que serão submetidos ao crivo da opinião pública, que votará nos 7 melhores, elegendo as "7 Maravilhas Naturais de Portugal®"

Vimos pedir a colaboração de V. Exa e a do Município a que preside no sentido de identificar as "Maravilhas Naturais" da sua região através da ficha de participação que anexamos e que se encontra também no sítio oficial emwww.7maravilhas.pt

Em 2010, apenas 7 serão eleitas, mas muitas mais ficaram conhecidas e como consequência do processo, melhor preservadas por todos aqueles que querem usufruir de um Portugal Natural, moderno e ambientalmente sustentável.

Contamos consigo nesta campanha pela natureza e pela biodiversidade!

Com os melhores cumprimentos,

Luís Segadães

Presidente New 7 Wonders Portugal


"Mais informamos que no dia 13 de Novembro seguiu por correio toda a informação enviada por e-mail. No dia 4 de Dezembro às 17h22 enviámos por e-mail a prorrogação do Prazo de Candidaturas.

Ao dispor para qualquer informação adicional, apresentamos os nossos cumprimentos.


Nota: Email acabado de receber da Parte do Sr. Presidente New 7 wonders Portugal a quem agradeço a amabilidade.

Caso não seja candidata não é certamente por falta de informação. Ate as 24H00 de hoje ainda é dia 04. Que o bom censo impere...


1 Rebolos:

Anónimo disse...

A Ribeira do Paúl tem ainda recantos maravilhosos conhecidos por todos os que a conhecem e frequentam desde putos e que aí aprenderam a dar as primeiras braçadas Todavia, verdade seja dita, a sua destruição tem vindo a acontecer gradualmente fruto da incúria dos responsáveis locais, de uma medíocre forma portuguesa de planear, executar e projectar para o futuro e de uma lamentável falta de civismo das pessoas comuns. Esta nomeação, bem-vinda em qualquer caso, não sobrevive perante os açudes caídos e nunca recuperados; perante os açudes recuperados em betão armado; perante os impactos negativos e nunca minimizados das obras da nova ponte; perante as estações de tratamento de águas residuais pagas pelo contribuinte alemão e que funcionam de forma deficiente ou nunca funcionaram; perante as captações ilegais de água; perante uma péssima gestão do caudal da ribeira sobretudo durante os meses quentes; perante a falta de limpeza das margens; perante a péssima gestão dos recursos piscícolas (com destaque para as afamadas matanças de trutas); perante a degradação ambiental de várias zonas da ribeira completamente atulhadas em lixo....podia continuar mas já estou cansado…. Até oiço por aí que projectam uma barragem para reter as águas da ribeira a montante das Cortes do Meio e ninguém reclama! Com pena antevejo o pior. Apesar de os problemas serem fáceis de diagnosticar e de as soluções estarem disponíveis, sua execução exige inteligência, vontade, trabalho, negociação e persistência, elementos sempre difíceis de reunir num conjunto de pessoas inseridas num contexto muito específico.

12/1/10 18:30