17 outubro 2006

O DIREITO À INFORMAÇÃO

Corrigenda
Após terem sido levantadas algumas dúvidas em relação à fiabilidade deste post, consultei novas fontes e verifiquei que (apesar de não muito relevante sem se conhecer a verdadeira posição dos eleitos mais absentistas), alguns presidentes mais despreocupados com a defesa dos interesses da sua Freguesia, faltaram à Assembleia Municipal. Parece que não é só na Assembleia da República, pelos vistos a crise da balda é geral.
E mais digo, que em nome da verdade, sempre, dar-me-ei ao trabalho de tentar ter acesso à acta dessa assembleia, dissipando desta forma todas as duvidas, minhas e dos mais cépticos.

Contudo , penso que quem sabe mais acerca do assunto e já fez desmentidos a este post, inclusive eu, tem o dever morar de esclarecer a povoação, caso contrário é conivente e cúmplice da alienação da água e da desinformação do povo.
Desta forma a informação dada anteriormente, da forma em que fui induzido em erro, pelo qual apresento a minhas desculpas ao humilde povo do sobral e faço questão de corrigir, passa a ter a seguinte redacção:
"Exceptuando o Srs. Presidentes de Junta de Boidobra e Erada que votaram contra a alienação das águas, juntamente com a eleita directa do CDS à Câmara, em assembleia municipal, todos os restantes Presidentes de Junta Presentes e cumpridores dos deveres que lhe foram incumbidos nas ultimas autárquicas, votaram a favoravelmente à venda das águas.
E você?
É contra?
É a favor?
Tem batido com a cabeça?
Tem-se embriagado ultimamente?
Lembra-se de ter assinado alguma procuração com o fim de dar ou tirar legitimidade ao seu presidente de Junta para vender um bem que lhe pertence a si e a todos nós?
Debrucemo-nos sobre os comentários do Egas a este post.
Dá que pensar não dá?
O assunto terá de regressar à Assembleia municipal, não está tudo perdido!
Diga de sua justiça, pelo menos aqui! Exija ser consultado e esclarecido, é um direito seu. Quem você elege tem a obrigação de lhe facultar toda a informação acerca desta importantíssima temática, não de agir unilateralmente.
INFORME-SE!"

12 Rebolos:

Anónimo disse...

Quanto a informação e a indignação todos temos direitos!!!!

Mas antes de cometarmos algo temos primeiro que analisar bem o assunto e depois tentarmos tirar algumas dilações....

Mas qt a agua ser privatizada tb nao acho bem, mas a empresa das aguas ja esta com um percentagem de privatização....

Vamos ver onde isto vai parar.....
Mas acho de uma deselegancia tremenda virem criticar!!! O ex presidentes da junta do paul vir para um blog manifestar a sua revolta e tentar mover pessoas por vezes mal informadas e nao tomar iniciativas nos locais proprios e apropriados porque ai a sua opiniao tem mais credito ....

18/10/06 10:32
PTT disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue. 18/10/06 14:38
PTT disse...

Ao anónimo anterior.

Quer referir-se os antigos presidentes de junta ou ao último presidente???

O que tenho constatado nos blogues é que efectivamente há um ex-presidente que assina os mesmos com nome próprio, como lhe é característico, fazendo questão e bem, de dizer as iniciativas e posições que tomou.

Com isto não estou a defender o Sr. Prof. Vítor Reis Silva mas devemos chamar as pessoas pelo nome, pois estes como políticos devem ser mencionados. Aquando da manifestação relativa a captação nos poços, lamento que ele não tenha acedido ao convite do Sr. Carlos Pinto e na Praça não tenha cara a cara contribuindo para um definitivo esclarecimento deste assunto.

Por curiosidade pode indicar-me o local onde seja possível consultar qualquer documento relativo a este assunto???

Já agora onde pode a população consultar o processo relativo ao quartel dos bombeiros?

Não esqueça que estas questões já foram postas no Local mais idóneo para o efeito, a Assembleia de Freguesia, onde não foi obtida qualquer resposta concreta.

Estou extremamente solidário com a sua frase “Mas antes de cometarmos algo temos primeiro que analisar bem o assunto e depois tentarmos tirar algumas dilações....”, explique-me como se apenas somos confrontados com os “final mentes”.

Antecipadamente grato, os meus mais respeitosos cumprimentos

18/10/06 15:01
Anónimo disse...

É necessário mais informação sobre as vantagens e desvantagens da privatização das águas.
Este assunto tem que ser discutido abertamente, sem colagens partidárias e sem complexos.
Há concelhos onde a privatização das águas, melhorou em qualidade no abastecimento, melhor atendimento, rapidez na resolução de problemas e redução nos custos a pagar pelos utilizadores.
No entanto também há concelhos em que a privatização,tudo piorou, apenas sobem os custos para os utilizadores, interessa é que o "negócio" faça dinheiro.
Por isso grandes empresas cada vez mais se interressam por este tipo de investimento.
É necessário estudar e analisar as intenções e o caderno de encargos inerentes a esta operação.
Informem-nos!!!!

19/10/06 12:09
PTT disse...

Solicitação ao responsável por este blog.

Em virtude de a Junta de Freguesia do Paul assim como a Assembleia de Freguesia disporem de um Site Oficial, entendo que seria de todo o interesse o responsável deste blog pedir aos responsáveis da Junta que se manifestassem sobre este problema, assim como lhes fosse formalmente pedido, E-mail por exemplo, que tomassem conhecimento oficial deste blog.

Por outro lado deveria sugerir aos responsáveis da Junta que na Pagina Oficial da mesma e permitam-me dar os parabéns a quem dela se ocupa pelo esforço, dedicação, construção e manutenção da mesma, possa criar um anexo onde os cibernautas possam facilmente consultar todos os elementos relativos aos projectos e assuntos inerentes ao PAUL, assim como poder tratar de assuntos pessoais. Outras Juntas de Freguesia de menor dimensão já a algum tempo o fazem.

Para este assunto obrigatoriamente não existiriam os “anónimos, os nick names, etc etc.” mas seria obrigatório o registo através por exemplo do nr de eleitor. Este tipo de serviço seria uma mais valia não só para nos residentes mas tambem a comunidade residente no resto do país ou no estrangeiro quebrando a barreira das distâncias. O registo seria tambem uma forma eficaz de acabar formalmente com a falta de frontalidade nas posições que se assumem e transparência na opinião.

Esta atitude não só iria dignificar o elenco responsável da Junta, assim como facilitaria os Paulenses na resolução dos seus problemas e a transparência da Junta.

Acreditem que neste momento e ainda bem, são já algumas largas dezenas de eleitores e residentes que navegam diariamente nas paginas inerentes ao Paul. O progresso começa nestes pequenos detalhes.

Talvez seja utopia, talvez seja um pensamento “Enteligente ou Eluminado”, porem o futuro começa assim.

Fica lançado o desafio.

19/10/06 16:20
PTT disse...

Sr. Chapeleta

Li o seu comentário e sinceramente estou surpreso.

Ao solicitar e sugerir a sua intervenção junto da Junta para oficialmente esta ter conhecimento deste blog e não ser de outra forma, no sentido de sensibilizar a Junta para encarar uma realidade existente, aceito perfeitamente a sua decisão e obviamente respeito, embora não a entenda.

Quanto a ideia de aproximação da Junta aos Paulenses não pretendo dizer obrigatoriamente a criação de qualquer tipo de espaço de discussão, mas sim e pelo contrário de consulta recolha de elementos, pedidos como licenças informações etc, etc, e onde obviamente se pode interpelar ou sugerir qualquer tipo de questão, mas essencialmente facilitar o acesso a informação e resolução de problemas.

Certamente que ao criar este blogue (os meus mais sinceros parabéns) e dada a elevada participação que o mesmo tem, é sem duvida mais uma razão e forte, para que o Poder Local tenha consciência do interesse, quantidade e necessidade de discussão que alguns assuntos tem para a População. Porem importa tambem dizer que as Assembleias de Freguesia deveriam ser mais participativas e presenciais. Há comodismos que quem quer ter uma participação activa nos assuntos da Vila deve perder. Foi apenas neste contexto que formulei o meu pedido. Acha que o individual tem mais força e que a mais valia que têm não deve intervir, eu respeito embora defenda que a união faz a força.

Obviamente que a posição da Junta é a alienação das aguas, caso contrario seria uma incongruência votar a favor na Assembleia Municipal.

Agora vai-me desculpar mas em situação alguma eu lhe pedi opinião referente a página da Junta, limitei-me a expressar a minha. Achei completamente despropositado e de muito mau gosto o que escreveu. O seu julgamento sobre o meu parecer é absolutamente atroz. Tem todo o direito de dizer o que disse e manifestar a sua opinião nem que para isso publique um texto, mas jamais deve julgar o meu agradecimento a quem certamente por carolice decidiu fazer a pagina e cuidar da sua manutenção. Se tem cor a mais, grafismo a menos, se pode ser e deve melhorada é outra fase da questão, mas para mim o importante é que ela existe, o seu conteúdo é exacto e o Universo pode consultar e ler o nome VILA DO PAUL, porque eu não sei fazer melhor e nem tão pouco o que lá está. Se e certamente que há pessoas mais qualificadas para isso, não critiquem colaborem ou sugiram no seu melhoramento. Acredito seriamente que o Sr. certamente faria algo de diferente e melhor. Mas por favor aceite a opinião de quem participa com sua autorização no seu blog e não faça julgamentos sobre este tipo de matérias.

Foi a primeira vez que participei e estou desiludido. Não foi neste espírito nem neste contexto que decidi participar e da mesma forma que entrei saio. Desejo-lhe sinceramente as maiores felicidades e continuidade do blog mas eu estou a mais e fora do contexto.

Um abraço Paulense e o meu agradecimento pela iniciativa deste blog.


P S: O seu texto de rectificação tem um erro grave “pelo qual apresento a minhas desculpas ao humilde povo do sobral”, ou é compilado de outro ou foi mesmo um lapso.

20/10/06 11:06
Asno disse...

Caro "paúl terra de tradições", queira desculpar o nosso "chapeleta" e as sua inervenções mais eufóricas.

De facto o texto é o mesmo que o do blog do sobral, não por acaso, por um lapso meu foi gerada alguma polémica, mas está reposta a verdade e o pedido de desculpas publico.

Queira entrar em contacto comigo através do asno.casegas@gmail.com, desejo expôr-lhe algo relacionado com a sua proposta.

Cumprimentos asininos e obrigado pelo seu valioso contributo.

20/10/06 13:22
carlospuebla disse...

A Àgua é nossa! Deve gritar o povo.
As dívidas que as pague o CP.

23/10/06 00:01
Anónimo disse...

Mais uma vez, são lançados á discussão, nos Blogs, do Paúl e arredores, temas, que noto haver falta de "conhecimentos" de quem os lança e fata de informação de quem os discute.
A forma com tratam e apresentam os assuntos a discutir,como impôem as suas opiniôes, como insultam quem pensa de maneira diferente, leva a que assuntos muito importantes para todos nós, como a água e o ambiente,... sejam tratados de forma "baixa" e como guerra partidária.
Como sempre quem perde é o "povo".
Votem sempre, não se esqueçam.

23/10/06 10:29
Asno disse...

Refere-se ao post, caro "cabeça"?

23/10/06 12:15
Anónimo disse...

Asno, refiro-me ao Post, porque o acho confuso e aos comentários.

23/10/06 12:47
Asno disse...

Tal como prometido noutras ocasiões, tentarei publicar a acta da assembleia municipal de forma a esclarecer mais cépticos.
Sempre em nome da verdade e do esclarecimento do povo.

Até breve!

23/10/06 13:39