07 agosto 2007

Covilhanices

PROJECTO COMERCIAL NA GARAGEM DE SÃO JOÃO NA COVILHÃ.

As obras de remodelação da garagem de São João na Covilhã iniciam-se até final do ano. Foi um dos primeiros investimentos feitos na cidade por António Lopes. O empresário adquiriu o imóvel para construir moradias, espaços comerciais e zonas de estacionamento.

"São vinte e sete apartamentos, dois pisos comerciais e três para estacionamento. É o projecto de António Lopes para transformar a garagem de São João na Covilhã. O acordo que faltava, com a Auto Transportes do Fundão, foi recentemente alcançado, e as obras podem avançar. Vencidos os problemas burocráticos e com projecto de arquitectura aprovado pela Câmara Municipal da Covilhã, o empresário, natural de Unhais da Serra, espera que até final do ano, ou início de 2008, as construções estejam em ritmo acelerado. António Lopes adquiriu o edifício por cerca de 2 milhões de euros com o principal objectivo de o aproveitar comercialmente. Com vários pisos, o último será panorâmico, e destinado a abranger uma zona de restauração e cafés"...

Concentração contra encerramento de consulados

Covilhã é uma das vinte autarquias solidárias

Emigrantes portugueses residentes em vários países do mundo, vão concentrar-se quinta-feira no Rossio, em Lisboa, para protestarem contra o encerramento dos consulados e a falta de políticas do governo.

"Santa Comba Dão, Celorico da Beira, Covilhã, Moita, Ovar, Castro Verde, Miranda do Corvo, Bragança, Batalha, Caminha são algumas das 20 autarquias que já manifestaram solidariedade para com os emigrantes portugueses em França.

«A razão principal da concentração é o encerramento de 11 consulados portugueses no mundo, quatro dos quais em França», disse o porta-voz do colectivo de defesa dos consulados de Portugal em França, entidade que promove a manifestação"...


Assaltada na Covilhã a Óptica Médica das Beiras

Câmara estava desligada e levaram «quase tudo»

"A loja da Covilhã do Grupo Óptica Médica das Beiras (OMB) foi assaltada esta madrugada. Depois dos furtos da loja de Oliveira do Hospital e do Centro Óptico em Seia, sabe-se agora que também a loja da Covilhã da OMB terá feito parte da rota dos assaltantes que, tiraram a noite e madrugada para furtar óculos de sol. O da Covilhã foi o assalto mais grave onde, segundo Bruno Castanheira, foram furtadas armações e óculos de sol. “A câmara de vigilância não estava a funcionar e eles aproveitaram para levar quase tudo”, contou.

“Deram a volta a Portugal”, ironizou Bruno Castanheira, director comercial da OMB de Oliveira do Hospital, suspeitando que os três assaltos tenham sido efectivados pelo mesmo grupo de assaltantes. Até ao momento, das 24 lojas que integram o grupo OMB, sabe-se que duas foram assaltadas, desconhecendo-se ainda o volume de prejuízos causados.

Depois de ter visto as imagens captadas pela câmara de vigilância situada no interior da loja de Oliveira do Hospital, onde se viram dois indivíduos, Bruno Castanheira está confinante de que, brevemente, se possa proceder à identificação dos assaltantes.

Pelo “modus operandi” registado em cada um dos espaços, o Destacamento Territorial da GNR da Lousã depreende que os três assaltos possam ter sido efectivados pelos mesmos indivíduos. O Sargento Martins" ...


APPACDM da Covilhã abre “em breve”

Instalada na antiga esquadra da PSP

"O projecto foi criado por pais e familiares de pessoas com deficiência e visa dar uma resposta técnica e pedagógica inexistente no concelho. Entre os utentes estão antigos frequentadores da Associação Cristã da Mocidade (ACM) da Beira Interior que durante o último ano lectivo estiveram na APPACDM do Fundão

Está para breve a abertura da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã. A instituição vai ocupar temporariamente as antigas instalações da PSP, no centro daquela cidade, que são propriedade do município e necessitam de algumas obras de beneficiação, como criação de acessibilidades. Uma situação que está a atrasar a abertura oficial da associação, que depende do “visto” da Segurança Social, esclarece o presidente da direcção, António Marques. Sem adiantar uma data, frisa, no entanto, que “está para breve”.

De início, a APPACDM vai funcionar apenas com um Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), para o qual já estão inscritas cerca de 20 pessoas. Os utentes, com mais de 16 anos, terão à sua disposição actividades como natação, expressão dramática e corporal, aeróbica, tecelagem, informática e hipoterapia, entre outras. Conforme refere, a associação conta já com o apoio de alguns proprietários de quintas da região, onde serão efectuadas actividades agrícolas pedagógicas e “quem sabe no futuro” profissionais"...


Estrela tem menor índice de filhos por mulher

Menos de metade do necessário para garantir substituição de gerações

"A região do distrito da Guarda composta pelos concelhos de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia é a que regista o mais baixo número médio de filhos por mulher de todo o país. As condições económicas serão um dos principais factores para a redução da natalidade.

«Serra da Estrela com o menor índice de filhos por mulher», pode ler-se na edição desta terça-feira do jornal Público, que cita números que constam das tabelas do Instituto Nacional de Estatística: em 2005 nasceram na região, em média, uma criança por mulher em idade fértil, valor (1,0) que corresponde a menos de metade do apontado como necessário para garantir a substituição de gerações (2,1), e que fica bem aquém do que foi a média nacional no mesmo ano (1,4).
A distribuição geográfica deste índice sintético de fecundidade (assim se designa o número médio de crianças vivas nascidas por mulher dos 15 aos 49 anos de idade) é feita por NUTS, regiões consideradas para fins estatísticos, sendo que os dados mais recentes disponíveis dizem respeito a 2005.

O último lugar destas tabelas do Instituto Nacional de Estatística (INE) é, neste capítulo, ocupado pela região da serra da Estrela, com uma população superior a 48 mil habitante"...



Concerto com Tony Carreira agrava situação do clube


Associação Desportiva da Estação (Covilhã) procura apoios

"O objectivo do espectáculo era angariar verbas para financiar as obras nos balneários e rouparia do campo da ADE, que arderam no último ano, mas a bilheteira não cobriu nem metade do cachet do artista

A Câmara da Covilhã previa que o espectáculo de Tony Carreira, realizado na sexta-feira, no Complexo Desportivo da Covilhã, fosse uma enchente, mas a presença do cantor de musica tradicional portuguesa fica na memória pelas piores razões. Em causa não está a prestação do cantor, mas o facto do resultado da bilheteira ter ficado muito aquém do esperado.

“Deu prejuízo e ainda estamos a estudar soluções para resolver o problema”, disse ao Diário XXI, Carlos Rebordão, chefe do Departamento de Futebol da Associação Desportiva da Estação (ADE). Segundo aquele responsável, “foram vendidos cerca de mil e 800 bilhetes”, a dez euros cada um, o que equivale a menos de metade do cachet cobrado pelo cantor, fixado em 39 mil euros.

A actuação de Tony Carreira resultou de uma parceira estabelecida entre a ADE e o empresário do artista, que acordaram desde o início a divisão de receitas e despesas. “Pretendíamos que a receita cobrisse os custos de reconstrução dos balneários e da rouparia do campo da ADE, que arderam o ano passado, e não resultou”, disse Carlos Rebordão, acrescentando que as obras realizadas e a compra de novos equipamentos custaram, no total, cerca 40 mil euros".

In Kaminhos, Diário XXI e RCB

Saudações Paulenses

2 Rebolos:

Anónimo disse...

È ridiculo que diversas Associações, que promovem o desporto e a cultura, continuam a contratar artistas pimba.
Deviam era apoiar e convidar os grupos de música, e há já muitos, existentes no nosso concelho.
Depois queixam-se das pimbalhadas que fazem e pedem subsídios.
Também isto são atitudes "PIMBA".

21/8/07 15:50
PTT disse...

Anónimo

Ser Pimba é estar "in" e portanto dar nas vistas e "engordar" o ego de quem os contrata.

Etnograficamente falando os exemplos como Óbidos ou Sta Maria da Feira estão "demode", não alimentam o ego.

Dá para entender???

22/8/07 17:57