03 agosto 2007

Noticias do Burgo

Quando de uma forma tão suscita e precisa se encontra um Edital sobre as actividades do nosso Burgo, só temos que transcreve-lo:

O Paul tem estado em grande.

"Pode parecer excessiva esta frase do Paul estar em grande, contudo, se olharmos um pouco mais atentamente nos últimos tempos muitas foram as iniciativas que puseram esta freguesia no mapa.
Se quisermos recuar um pouco mais a vila esteve em alta, com a realização de duas grandes iniciativas como foram o Acampamento da Amizade dos Escuteiros da Diocese da Guarda, que trouxe até nós mais de quinhentos escutas e a Maratona de BTT Ribeiras da Estrela, a reunir cerca de 150 amigos das pedaladas ao ar livre.
Uma e outra, foram actividades coroadas de sucesso e constituíram um excelente cartaz de propaganda para o Paul.
Mas como se isto não bastasse o quartel dos bombeiros e o auditório, nasceram, cresceram e hoje estão em fase de conclusão, isto por um lado enquanto por outro, a articulação e a interacção entre as várias entidades, incluindo a Junta de Freguesia e a Escola EB 2,3 que tem aberto a escola e a sua logística à comunidade colaborando activamente em inúmeras iniciativas, está de vento em popa.
As pessoas organizadas em bairros, grupos de interesse comum ou em colectividades promovem actividades como foi o caso do arraial de S. António nas Taliscas ou do arraial de S.João, das comemorações do 25 de Abril e 1º de Maio, ou mesmo a mais que merecida homenagem a José Marmelo e Silva.
Escrevia na altura. Mais vale tarde do que nunca. Um dos nomes mais representativos do séc. XX da literatura portuguesa - José Marmelo e Silva, foi evocado na terra que o viu nascer. Uma homenagem simples, onde o canto e a palavra ajudaram a vila do Paul a fazer justiça a um dos seus filhos mais ilustres. A família anunciou a construção nesta vila de um Centro de Estudos, para divulgação da obra do escritor e a promoção da cultura. Hoje estas palavras continuam actuais e enquadram-se na temática deste editorial.
Mas um dos momentos-chave da vida quotidiana da freguesia, foi sem duvida, a comemoração dos cinquenta anos do Santuário da Nossa Senhora das Dores e a festa alusiva a esta Santa.
“A força e a vontade de um homem e de um povo materializou a frase de Fernando Pessoa, “ Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”. Este ano o Santuário da Nossa Senhora das Dores do Paul, comemora 50 anos. O padre José Santiago, na época pároco da freguesia, liderou um movimento espontâneo dos paulenses que arregaçaram as mangas e construíram um dos emblemas da vila”. Podia-se ler em artigo feito sobre o cinquentenário do Santuário mariano. No artigo sobre a Festa da Sra. das Dores era escrito,” O entusiasmo e a participação dos paulenses em torno da Festa da Nossa Senhora das Dores, ganharam uma dimensão como há muito não se via. Dois ou três momentos destacaram-se nestes festejos integrados na comemoração dos cinquenta anos do santuário mariano da vila. As ruas, bairros e as colectividades, protagonizaram um cortejo alegórico à moda antiga, que atraiu uma multidão rendida à diversidade e à riqueza dos quadros apresentados. Estes dois trechos sobre o cinquentenário de um local que é o “ex-libris” do Paul, o Santuário da Nossa Senhora das Dores, espelham bem a forma como a comunidade paulense viveu este momento histórico.
Já em Julho, a vila voltou a conhecer um fim-de-semana absolutamente em grande e em termos musicais de grande nível. A primeira edição do Festival Jota de âmbito nacional, que trouxe até nós largas centenas de jovens de todo o pais e bandas de alta qualidade e a VI edição dos Sons da Terra, outro momento diferente que encheu o Largo da Praça de pessoas e sonoridades distintas. Faltava ainda a cereja em cima do bolo, que acabou por acontecer quando a freguesia do Paul, brilhou e recebeu os mais rasgados elogios de populares e da comunicação social, por causa da sua participação na iniciativa da Câmara Municipal da Covilhã, que mobilizou cerca de 1300 participantes na " Covilhã em Festa".
Não é pois de admirar que Leonor Cipriano, presidente da Junta de Freguesia, esteja satisfeita com aquilo que os paulenses tem realizado em várias frentes e em declarações públicas foi dizendo que o Paul não vai parar. De facto, assim é já com as noites agostinas no Largo do Mercado, quando no início de Agosto aqui decorrer a Festa da Vila. O primeiro Convívio de Tuning, está prometido para o segundo fim-de-semana de Agosto e, promete animar as ruas da vila, isto enquanto, uma delegação dos Zabumbas da Casa do Povo, vai representar no primeiro fim-de-semana de Agosto, o Paul na Feira Quinhentista da Ribeira Grande nos Açores.
Pelo que foi dito, parece consensual que esta terra tem enormes potencialidades e tem-se afirmado em diversas actividades sócio-culturais. Assim sendo, o Paul esteve, está e tudo indica que vai estar, em grande"...

Este Editorial foi retirado do Jornal Digital Inforpaulense.

Em complemento a todo este vasto leque de iniciativas, junto todas as que quer na Vila quer em deslocações fora, as restantes Associações levaram e vão levar o nome do Paul, sempre de forma digna e condigna.

É ainda com agrado que e como diversas vezes já referi,
a articulação e a interacção entre as várias entidades, incluindo a Junta de Freguesia e a Escola EB 2,3, é fundamental para todo esta "performance". Entidades registem...

ESTAMOS DE PARABÉNS


Saudações Paulenses

2 Rebolos:

Anónimo disse...

Nós os paulenses gostamos de confusão e guerrinhas.. mas é assim que as iniciativas aparecem e muito bem.

A todos parabéns e VIVA O PAUL!!

3/8/07 15:49
PTT disse...

Para anónimo

Infelizmente estamos de acordo. Seria , creio eu, tudo mais fácil se eventualmente as confusões e guerrinhas acabassem.

Certamente haveria mais tempo para outras iniciativas.

Abraço

3/8/07 16:57