06 setembro 2007

Covilhanices

“Vamos impulsionar o sucesso dos alunos com a utilização das novas tecnologias”

O contrato permite à escola definir de forma autónoma os métodos de ensino sem interferência do Ministério da Educação

"A Escola Quinta das Palmeiras, na Covilhã, assina este mês com o Ministério da Educação o contrato de autonomia válido para os próximos quatro anos. Segundo explicou ao Diário XXI João Paulo Mineiro, presidente do Conselho Executivo daquele estabelecimento de ensino, o contrato permite à escola definir de forma autónoma os métodos de ensino sem interferência da Ministério da Educação. Por exemplo, as metas a alcançar pelos alunos são definidas periodicamente e os discentes são livres de seguirem as vias que entenderem para as concretizar no tempo definido, tendo liberdade para, por exemplo, requisitar qualquer professor para tirar dúvidas que um outro não soube dissipar.

Além disso, os alunos são vivamente incentivados a participarem em jogos que versem as matérias leccionadas, ao mesmo tempo que é incentivada a pesquisa e investigação. Nos horários dos alunos, outro exemplo, há tempo para uma assembleia geral onde se decidem os rumos a tomar num futuro imediato. Esta assembleia é eleita pelos próprios alunos. São práticas que constam do contrato de desenvolvimento e autonomia e que “a própria escola tem implementado ao longo dos últimos anos”, refere João Paulo Mineiro.
“Até 2011 queremos aumentar ainda mais o sucesso escolar e combater o absentismo”, afirmou aquele responsável, aludindo ao projecto educativo da escola que assenta essencialmente nas novas tecnologias.

Segundo João Paulo Mineiro, a taxa de sucesso escolar, superior à média nacional, situa-se nos 89 por cento num universo de quase 800 alunos do sétimo ao décimo-segundo ano. O contrato de autonomia prevê a construção de um “centro tecnológico” que funcionará como cérebro da escola, onde será instalado equipamento informático oferecido pela PT no âmbito do projecto “Escola do Futuro”, realizado no último ano lectivo, e que premiou dez estabelecimentos de ensino em todo o País.

O equipamento informático que vai constituir o “centro tecnológico”vai servir para produzir conteúdos curriculares “que poderão ser descarregados directamente nas salas de aula, uma vez que o sistema estará todo ligado em rede”, explica o presidente do Conselho Executivo"...


Brasileiros acreditam em novos negócios em 2008

Empresários e prefeitura de Blumenau fizeram o balanço numa reunião conjunta. O município acredita num aumento de negócio em 2008 por parte das empresas que estão representadas no Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã

"Numa reunião mantida na última semana com o prefeito João Paulo Kleinübing, os empresários referiram que existem “algumas dificuldades”, como “a distância e a cultura do empresário português, que prefere tratar de negócios pessoalmente evitando o uso de e-mail ou telefone”, refere o jornal online de Blumenau, “Folha Blumenauense” e o site da Internet da prefeitura. Ainda assim, “os empresários blumenauenses conseguiram obter resultados satisfatórios” e preparam a participação em feiras, bem como viagens frequentes à Europa.

O director de Ciência, Tecnologia e Informação da Secretaria de Desenvolvimento Económico de Blumenau, Ricardo Radünz, “confia no potencial das empresas instaladas e acredita num aumento de negócios para 2008”, referem as mesmas fontes. Já o secretário de Desenvolvimento Económico, José Eduardo Bahls de Almeida, aponta Portugal como “a porta de entrada para a Europa”. "Este é apenas o primeiro passo, as empresas têm condições de atender outros países como a Espanha", sublinha.

Citado por ambas as publicações, Pedro Farromba, director do Parkurbis, destaca que os clientes portugueses “têm demonstrado satisfação no atendimento das empresas blumenauenses”. Segundo refere, nos próximos meses deverá haver novos encontros de negócios promovidos em Portugal e a participação em feiras sectoriais e conferências, inclusive em Espanha.

“UM EXEMPLO A SEGUIR”
Dez firmas brasileiras criaram a 13 de Fevereiro no Parkurbis um agrupamento de empresas de software a partir do qual procuram parcerias com empresas portuguesas. “Esta iniciativa é um bom exemplo empresarial”, realçou na altura João José Muxagata, presidente do agrupamento. “Uma empresa sozinha teria dificuldade em vir para o nosso país. Estas, apesar de serem da mesma área, uniram-se para se estabelecerem em Portugal. Criam sinergias e reduzem custos”, sublinhou"...

Crise agravada na vinha

«Calamidade»: Quebra na produção pode chegar aos 70 por cento

As previsões das adegas cooperativas da região são bem piores que as do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV). Este organismo fala numa quebra na ordem dos 30 por cento, mas as últimas estimativas apontam para perdas que chegam aos 70 por cento comparativamente à colheita do ano passado. Num momento em que os técnicos ainda estão no terreno a avaliar a situação, Bidarra Andrade, presidente da UNACOBI – União das Adegas Cooperativas da Beira Interior é cauteloso, mas aponta para um decréscimo médio superior a 40 por cento.

As variações climáticas dos últimos meses são responsáveis por esta situação, mas os produtores também têm culpa no cartório. Polémicas à parte, a Cooperativa de Pinhel pondera pedir a declaração de calamidade para a vinha da zona. Agostinho Monteiro, presidente da direcção daquela adega, espera receber 40 por cento da uva do ano passado. Uma quebra de dois terços da produção, que se deu «progressivamente». As geadas de Abril prenunciaram o pior, mas as chuvas de Maio e Junho destruíram a polinização e causaram o apodrecimento da flor, enquanto o granizo caído no passado fim-de-semana foi a machadada final. Para já, Agostinho Monteiro avalia em dois milhões de euros o prejuízo causado, pelo que pondera a (...)

Centro Hospitalar já recebeu 27 novos médicos este ano

Cinco especialidades contam desde terça-feira com mais profissionais

O Centro Hospitalar da Cova da Beira conta desde ontem com cinco novos especialistas em Pneumologia, Medicina Interna, Neurologia, Gastroenterologia e Cirurgia Luís Fonseca

"O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) contratou cinco novos médicos, que entraram ontem ao serviço, adiantou ao Diário XXI, João Casteleiro, presidente do conselho de administração do CHCB.

Pneumologia, Medicina Interna, Neurologia, Gastroenterologia e Cirurgia são as cinco áreas que contam, cada uma, com um novo profissional. “Vêm todos de outras regiões do País, fora da Beira Interior”, destaca João Casteleiro.

“Com certeza que vão ajudar a diminuir as listas de espera, tanto no que respeita às consultas, como às cirurgias”, destaca aquele responsável, escusando-se a referir se alguma daquelas especialidades estava mais necessitada. “Os médicos são sempre bem vindos em todas as áreas”, refere.

“De uma forma geral, podemos dizer que as especialidades com menos de três médicos são as que têm alguma carência”, refere João Casteleiro. No caso do CHCB, Oftalmologia e Endocrinologia é a única nessas circunstâncias e “para a qual continuamos a procurar solução”. “Diria que essa é a área mais carenciada”, sublinha"...

CHCB CONTA COM 19 INTERNOS

Actualmente, o CHCB conta com 150 a 160 médicos.

“Não é fácil atrair profissionais para o Interior, mas nós temos conseguido contratá-los ao longo de todo o ano e a entrada destes cinco coincidiu no mesmo dia”, realça. Um deles é contratado em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior, onde vai também dar aulas.

Este ano, até ao momento, o CHCB perdeu “cinco a seis médicos”, mas já recebeu 27. Destes, 19 são internos, ou seja, recém-formados que estão aptos para a clínica geral e que estão a fazer especialização"...

Relançada rota de BTT que percorre as aldeias históricas


Ícone mundial da modalidade apadrinha prova

Duas dezenas de participantes, onde se incluem imprensa especializada internacional, vão descobrir uma nova forma de fazer turismo entre as aldeias históricas Francisco Cardona

"A empresa A2Z Adventures, localizada no Fundão, trouxe a Portugal o norte-americano Gary Fisher, o grande ícone mundial do BTT, para relançamento da Grande Rota das Aldeias Históricas. O percurso foi traçado pelo INATEL em 1999, mas foi utilizada apenas uma vez, precisamente no ano 2000 com a realização de uma prova que reuniu 140 participantes.

A empresa decidiu recuperar a rota com uma extensão de 538 quilómetros que une dez aldeias históricas, de Almeida a Idanha-a-Velha, numa iniciativa apoiada pela Agência Regional de Turismo do Centro e pela Fundão Turismo – Empresa Municipal. Considerado o “guru” mundial do BTT, Gary Fisher está pela primeira vez em Portugal para apadrinhar a prova que os organizadores acreditam contribuir para o desenvolvimento turístico sustentado.

“Muitos utilizadores desta rota marcada em 1999 pelo INATEL fazem-nos acreditar que este tipo de provas contribuem fortemente para o desenvolvimento desta região do País, tão esquecida”, disse Pedro Pedrosa, director da A2Z Adventures. “Também acreditamos que este tipo de provas faz despertar as pessoas para um tipo de turismo alternativo a outros que não são minimamente sustentáveis”, acrescentou.

A prova, que reúne cerca de duas dezenas de participantes, despertou a atenção de jornalistas estrangeiros da especialidade que vieram do Brasil, Canadá e Estados Unidos para cobrir o evento que arrancou a 3 e termina a 10 de Setembro"...

Fundão recupera tradição das vindimas


Festa vai decorrer nos Três Povos, no fim-de-semana de 15 e 16

A povoação de Quintãs, na freguesia do Salgueiro, é o centro da festa que pretende mostrar às novas gerações o processo de produção do vinho Rodolfo Pinto Silva

"A aldeia de Quintãs vai dedicar dois dias – o fim-de-semana de 15 e 16 – a recuperar as tradições ligadas às vindimas. Aquela que é a III Festa das Vindimas da localidade que integra a freguesia do Salgueiro, no concelho do Fundão, vai cruzar os antigos hábitos ligados à colheita das uvas, com a cultura e promoção de alguns vinhos da Cova da Beira.

“Os mais velhos estão a desaparecer, tal como certas tradições que cresceram connosco. Tentamos, através disto, que as pessoas não as esqueçam, porque são coisas simples”, justifica o presidente da Junta do Salgueiro, que colabora na organização do certame com o Rancho Folclórico dos Três Povos.

A “exposição” que vai ser o bilhete para a viagem ao passado é o Cortejo Etnográfico das Vindimas, marcado para as 18h30 de domingo, dia 16. A mensagem tem um destinatário, como se depreende das palavras de Ascensão Neto. “É feito precisamente com a intenção de transmitir aos mais novos como é que se fazem as vindimas. Desde a colheita da uva, até se beber o vinho ou a aguardente, à mesa”, refere a presidente do Rancho Folclórico.

O dia anterior já tem uma parte do programa que versa sobre a recuperação das tradições. O Jantar Tradicional das Vindimas, que antecede uma noite de fados, tem como ementa as iguarias que subiam à mesa nos dias de festa, em especial nos casamentos. São eles caldo verde, sopas de grão, chanfana, com batata cozida, e papas de carolo, “pratos tradicionais nos Três Povos”, salienta Ascensão Neto.

O início da III Festa das Vindimas é na tarde de sábado, com a inauguração da exposição “Chaves de Silvas e de Estrelas”, colecção que fica patente no Núcleo Museológico do Salgueiro. Seguem-se duas outras mostras, uma dedicada a Miguel Torga (“Literatura das Vindimas”) e “Coisas do Vinho”. Ainda no sábado, decorre uma tertúlia intitulada “Copo d’ele”, no Salão Paroquial, às 18h30. No domingo, para além do desfile etnográfico, o programa prevê uma visita a uma alambique tradicional e um encontro de folclore a encerrar o dia"... in Kaminhos e Diário XXI


Saudações Paulenses