23 outubro 2007

Bombeiros Voluntarios da Covilhã

Auto-Escada dos BVC é única na Europa

"Plataforma de 45 metros para salvamentos em altura e desniveis «Valeu a pena a espera». É desta forma que José Flávio, comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC) reage à inauguração do braço telescópio com escada em plataforma mecânica móvel – vulgarmente designada apenas como auto-escada – que a corporação possui agora. Ao fim de muitos anos de reivindicações, os “soldados da paz” covilhanenses possuem agora a tão desejada viatura que irá permitir fazer acções de salvamento em altura como em desníveis.

O equipamento foi construído de raiz pela empresa italiana Bizzocchi e possui características que a tornam única em toda a Europa neste tipo de equipamentos para os Bombeiros. Possui uma auto-escada paralela ao braço de 45 metros, dividida em três secções de 6, 35 e quatro metros com cesto, incorporada num carro de 440 cavalos de potência que possui motricidade aos dois eixos traseiros. Possui ainda uma conduta de água de 70 metros ao longo da escada, monitorização na zona do cesto com capacidade para 3500 litros por minuto e sensores de aproximação no cesto que, por exemplo, permitindo deitar água quando se aproxima de zonas de calor.

Para além dos salvamentos em altura e em combates a fogos, esta auto-escada permite ainda fazer salvamentos em declives negativos – em viadutos, por exemplo, com capacidade para baixar até aos seis pisos negativos"... in Kaminhos


Nota:
Não se esqueçam que independentemente de tudo, apesar das novas instalações da 4ª Secção no Paul, esta continua naquilo a que um responsável pelos BVC um dia chamou de "CURRAL".

Saudações Paulenses



1 Rebolos:

Anónimo disse...

Parabéns aos BVC, esta escada vem resolver grande parte dos problemas dos BVC.
Os moradores dos "muitos" prédios até 45m de altura, (15ºAndar), estão felicíssimos, deta forma já não têm necessidade de saltar, o que tem sido muito perigoso.
Propomos que a próxima compra seja um "Porta - Aviões".
Resolvia-se o problema do aéroporto e para apoio aos fogos sempre seria mais rápido e bonito

23/10/07 09:47