09 outubro 2007
Covilhanices
Covilhã inicia discussão do Plano Estratégico da Comurbeiras
Documento em estudo pelas assembleias dos 13 municípios A Covilhã inscreve 183 milhões de euros de obras no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras)
"Ascendem a mais de 183 milhões de euros as obras inscritas pela Câmara da
“O investimento total apresentado pelo município da Covilhã totaliza cerca de 183 milhões de euros – 36 milhões de contos – com um investimento público de 75 por cento e privado de 25 por cento”, disse Carlos Pinto.
Os projectos incluem a construção do Aeroporto Regional da Covilhã, com uma dotação orçamental prevista de 25 milhões de euros, as pontes pedonais que sobraram do programa Polis e ainda sete milhões de euros destinados à recuperação do Teatro-Cine da Covilhã.
O Plano foi entregue na última semana na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, apresentando uma dotação global de investimento nos 13 municípios de 996 milhões de euros - que aguardam a análise dos regulamentos do Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN) para poderem ser candidatados.
APOSTA NA SERRA
Entre as obras apresentadas pela Câmara da Covilhã contam-se ainda as infra-estruturas nas Penhas da Saúde; a recuperação do ex-Sanatório dos Ferroviários, “objecto de promessa do governo do PS de António Guterres e que até hoje não foi consumada”, referiu o autarca, as telecabines e requalificação da estância de esqui da Torre e o Hotel Villa Rica, que inclui a reconstrução da antiga Fábrica Velha.
No rol de obras desejadas está ainda a construção de centrais mini-hídricas no valor de 18 milhões de euros"...
Academia Sénior mostra pinturas
Sócrates fala de Europa na antiga escola
No âmbito da presidência portuguesa da União Europeia O primeiro-ministro está hoje na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, onde estudou entre 1967 e 1974
"Falar sobre o projecto europeu a partir do ponto de vista de quem o viv
A chegada de José Sócrates à Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, está prevista para as 15h00, no âmbito da iniciativa “Regresso à Escola”, organizada pela Comissão Europeia e pelo Governo português, no quadro da presidência portuguesa da União Europeia, seguindo o exemplo de uma iniciativa semelhante organizada durante a presidência alemã em Janeiro de 2007.
O objectivo da acção é colocar os mais altos responsáveis a debater com os actuais alunos o projecto europeu. Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, está também envolvido na campanha, regressando à Escola Secundária de Camões, em Lisboa.
A assistir à intervenção do primeiro-ministro na biblioteca vão estar 70 alunos (dois representantes de cada turma) e mais cerca de 20 pessoas. “Infelizmente, o espaço disponível é escasso”, explicou ao Diário XXI Aníbal Mendes, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Frei Heitor Pinto. No entanto, o responsável acredita “a mensagem vai chegar a todos os alunos”.
Aníbal Mendes destaca a importância da visita de três antigos alunos à instituição que dirige, já que da parte da manhã decorrem intervenções de Luiz Sá Pessoa e Luís Filipe Girão, que trabalham com a Comissão Europeia. “Trata-se de uma oportunidade única de debater o projecto europeu com os seus intervenientes directos”, considera"...
Sindicato revoltado com visita de agentes da PSP
Na preparação de protesto para a visita de José Sócrates à Covilhã
"A PSP da Covilhã diz que se tratou de uma situação de rotina, mas o Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) não considera normal que os agentes até peçam “cuidado com a linguagem” Luís Fonseca
"Os polícias disseram ao único funcionário que estava na sede do SPRC que era uma atitude de rotina, mas não há memória disto", refere a dirigente sindical Dulce Pinheiro. O SPRC vai integrar hoje um cordão humano de vários sindicatos da CGTP na recepção do primeiro-ministro, organizado pela União de Sindicatos de Castelo Branco contra as políticas do Governo.
José Sócrates é esperado às 15h00 na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, onde estudou, numa acção organizada no âmbito da iniciativa "Regresso à Escola", da responsabilidade da Comissão Europeia. Segundo a sindicalista Dulce Pinheiro, "os polícias que passaram hoje [ontem] de tarde pelo SPRC pediram informações sobre o que íamos fazer e arrogaram-se no direito de dar conselhos. Que tivéssemos cuidado com a linguagem, que não fosse atentatória da integridade pessoal", referiu.
"É uma atitude intimidatória e deplorável. Ainda estamos a reflectir sobre o que vamos fazer, mas é claro que nos vamos dirigir às instituições deste País", refere Dulce Pinheiro. "Também é curioso que passem pela sede de um sindicato membro da FENPROF, querendo enrolar a estrutura sindical na contestação de que este Governo é alvo e que envolve muitos mais sectores de actividade", acrescenta"...
In Diário XXI
Saudações Paulenses
1 Rebolos:
sugestao:
9/10/07 16:47realizou-se mais uma vez um festival de grande iportancia na regiao,"chocalhos". no entanto 3 grupos paulensses estiveram la a dar a conhecer o paul. o administrador deste blog podia fazer um artigo no blog. ha videos no youtube de ambos os grupos no festival.
obrigado
Enviar um comentário