09 outubro 2007

Covilhanices

Covilhã inicia discussão do Plano Estratégico da Comurbeiras


Documento em estudo pelas assembleias dos 13 municípios A Covilhã inscreve 183 milhões de euros de obras no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras)

"Ascendem a mais de 183 milhões de euros as obras inscritas pela Câmara da Covilhã no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras) revelou Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã. O anúncio foi feito durante a reunião da Assembleia Municipal da Covilhã realizada na última quinta-feira onde o documento foi apresentado pelo autarca que preside, simultaneamente, à Junta de Comurbeiras.
“O investimento total apresentado pelo município da Covilhã totaliza cerca de 183 milhões de euros – 36 milhões de contos – com um investimento público de 75 por cento e privado de 25 por cento”, disse Carlos Pinto.
Os projectos incluem a construção do Aeroporto Regional da Covilhã, com uma dotação orçamental prevista de 25 milhões de euros, as pontes pedonais que sobraram do programa Polis e ainda sete milhões de euros destinados à recuperação do Teatro-Cine da Covilhã.
O Plano foi entregue na última semana na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, apresentando uma dotação global de investimento nos 13 municípios de 996 milhões de euros - que aguardam a análise dos regulamentos do Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN) para poderem ser candidatados.

APOSTA NA SERRA
Entre as obras apresentadas pela Câmara da Covilhã contam-se ainda as infra-estruturas nas Penhas da Saúde; a recuperação do ex-Sanatório dos Ferroviários, “objecto de promessa do governo do PS de António Guterres e que até hoje não foi consumada”, referiu o autarca, as telecabines e requalificação da estância de esqui da Torre e o Hotel Villa Rica, que inclui a reconstrução da antiga Fábrica Velha.
No rol de obras desejadas está ainda a construção de centrais mini-hídricas no valor de 18 milhões de euros"...


Academia Sénior mostra pinturas

"A Academia Sénior da Covilhã, na Rua do Centro de Artes, está a exibir uma exposição de pintura. Os trabalhos foram realizados ao longo do ano lectivo anterior nas aulas de Expressão Plástica de Mário Fonseca"...




Sócrates fala de Europa na antiga escola

No âmbito da presidência portuguesa da União Europeia O primeiro-ministro está hoje na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, onde estudou entre 1967 e 1974

"Falar sobre o projecto europeu a partir do ponto de vista de quem o vive no quotidiano é o motivo que leva José Sócrates, primeiro-ministro português e presidente em exercício da União Europeia, à escola onde estudou entre 1967 e 1974.
A chegada de José Sócrates à Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, está prevista para as 15h00, no âmbito da iniciativa “Regresso à Escola”, organizada pela Comissão Europeia e pelo Governo português, no quadro da presidência portuguesa da União Europeia, seguindo o exemplo de uma iniciativa semelhante organizada durante a presidência alemã em Janeiro de 2007.
O objectivo da acção é colocar os mais altos responsáveis a debater com os actuais alunos o projecto europeu. Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, está também envolvido na campanha, regressando à Escola Secundária de Camões, em Lisboa.
A assistir à intervenção do primeiro-ministro na biblioteca vão estar 70 alunos (dois representantes de cada turma) e mais cerca de 20 pessoas. “Infelizmente, o espaço disponível é escasso”, explicou ao Diário XXI Aníbal Mendes, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Frei Heitor Pinto. No entanto, o responsável acredita “a mensagem vai chegar a todos os alunos”.
Aníbal Mendes destaca a importância da visita de três antigos alunos à instituição que dirige, já que da parte da manhã decorrem intervenções de Luiz Sá Pessoa e Luís Filipe Girão, que trabalham com a Comissão Europeia. “Trata-se de uma oportunidade única de debater o projecto europeu com os seus intervenientes directos”, considera"...


Sindicato revoltado com visita de agentes da PSP

Na preparação de protesto para a visita de José Sócrates à Covilhã

"A PSP da Covilhã diz que se tratou de uma situação de rotina, mas o Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) não considera normal que os agentes até peçam “cuidado com a linguagem” Luís Fonseca

O Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) classifica como "intimidatória" a visita de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) que ontem à tarde pediram informações sobre eventuais protestos a realizar na visita de hoje do primeiro-ministro à Covilhã.
"Os polícias disseram ao único funcionário que estava na sede do SPRC que era uma atitude de rotina, mas não há memória disto", refere a dirigente sindical Dulce Pinheiro. O SPRC vai integrar hoje um cordão humano de vários sindicatos da CGTP na recepção do primeiro-ministro, organizado pela União de Sindicatos de Castelo Branco contra as políticas do Governo.
José Sócrates é esperado às 15h00 na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, onde estudou, numa acção organizada no âmbito da iniciativa "Regresso à Escola", da responsabilidade da Comissão Europeia. Segundo a sindicalista Dulce Pinheiro, "os polícias que passaram hoje [ontem] de tarde pelo SPRC pediram informações sobre o que íamos fazer e arrogaram-se no direito de dar conselhos. Que tivéssemos cuidado com a linguagem, que não fosse atentatória da integridade pessoal", referiu.
"É uma atitude intimidatória e deplorável. Ainda estamos a reflectir sobre o que vamos fazer, mas é claro que nos vamos dirigir às instituições deste País", refere Dulce Pinheiro. "Também é curioso que passem pela sede de um sindicato membro da FENPROF, querendo enrolar a estrutura sindical na contestação de que este Governo é alvo e que envolve muitos mais sectores de actividade", acrescenta"...

In Diário XXI

Saudações Paulenses

1 Rebolos:

Anónimo disse...

sugestao:

realizou-se mais uma vez um festival de grande iportancia na regiao,"chocalhos". no entanto 3 grupos paulensses estiveram la a dar a conhecer o paul. o administrador deste blog podia fazer um artigo no blog. ha videos no youtube de ambos os grupos no festival.

obrigado

9/10/07 16:47