16 outubro 2007

Prendas de Natal


O regulador propôs um aumento médio de 2,9% das tarifas no próximo ano. Os consumidores domésticos vão pagar, em média, mais um euro por mês.

"A Entidade Reguladora do Sector Eléctrico (ERSE) acabou de anunciar que propôs ao Conselho Tarifário um aumento de 2,9% para os consumidores domésticos em 2008. Para os residentes nas regiões autónomas a ERSE propõe um aumento de 2,5% nos Açores e 5% na Madeira.

Esta solução só foi possível porque o Governo decidiu que, dos cerca de 800 milhões de euros pagos pela EDP pela extensão dos contratos de concessão das centrais de produção eléctrica, quase 400 milhões fossem utilizados para abater o défice tarifário. Este défice surgiu, sobretudo, com a decisão tomada ano passado pelo Executivo de limitar, através de revisão legislativa, os aumentos eléctricos dos consumidores domésticos a um tecto máximo de 6%.


Os 800 milhões de euros reverterão para um fundo gerido pela ERSE, com tripla utilização: a amortização do défice tarifário (avaliado actualmente em 325 milhões de euros), criação de uma reserva para garantir a estabilidade das tarifas eléctricas a médio prazo e a dinamização de um programa de eficiência energética e produção em regime de micro-geração. Se o impacto dos custos do sistema eléctrico fosse transferido para as tarifas, sem contar com a utilização da verba paga pela EDP, os preços para os consumidores finais saltariam para valores bastante acima da inflação. Com a utilização do fundo, a redução para todas as categorias de consumidores varia entre os 3 e 4%"... in Expresso

O "Pai Natal" chega cada vez mais cedo

Saudações Paulenses

1 Rebolos:

Banda Paúl disse...

Lol

E que rico Pai Natal... Se este ano todas a prendinhas forem como esta, vou começar a deixar o lume aceso para que o velhinho gordo das barbas brancas não entre em casa!!!!

Saudações paulenses

16/10/07 15:36