28 novembro 2007

Aeroportos que são hoje elefantes brancos

A inflexibilidade de certos modelos tornou ruinosos alguns investimentos


"O aeroporto de Montreal - Mirabel, no Canadá, é apresentado muitas vezes como um dos exemplos do mau investimento na construção de infra-estruturas aeroportuárias e considerado mesmo um desastre financeiro no país. Projectado a 50 quilómetros do centro nevrálgico do Quebeque, para ser um importante hub na região do Leste do Canadá e para competir com Toronto, foi perdendo gradualmente as linhas aéreas. O declínio da economia e as fracas infra-estruturas de acesso justificaram o desaire que o transformou num aeroporto de carga. Outro exemplo é o novo aeroporto de Atenas, um investimento de 2200 milhões de euros e com capacidade para receber 50 milhões de passageiros. Actualmente, usa pouco mais de um quinto dessa capacidade, já que o tráfego registado ronda os 12 milhões de passageiros. É também um dos aeroportos mais caros da Europa, já que cobra 70 euros de taxas aeroportuárias. .." in Público

Comentário Pessoal: Será que o nossos "OTA" ou "Alcochete" também correm risco de se tornarem elefantes brancos? Outros países europeus resolveram as questões de tráfico aéreo canalizando as companhias low-cost para bases militares. Será que Rio Tinto não poderia solucionar o congestionamento da Portela? Será que construir um novo aeroporto é estritamente necessário ou não passa de uma teimosia governamental?
Saudações Cordiais,
Vizinha

2 Rebolos:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Penso que a Ota e Alcochete também correm o risco de se transformarem em eelfantes brancos. Penso que, conforme noticiado hoje no Público, a solução mais adequada seria Portela+Montijo. Até porque com o TGV os voos para Espanha ficam reduzidos a muito pouco e também há reduções noutras relações do TGV. Logo o aeroporto da Portela tem todas as condições para se manter.

Hoje publiquei no Notas Soltas & Ideias Tontas (http://notassoltasideiastontas.blogspot.com) um post com dados oficiais sobre situações que nos envergonham. Muito gostaria que desses a tua opinião.
Abraço

28/11/07 22:48
Anónimo disse...

tem que pagar os favores eleitorais, uns é empregos de estado, outros, são as grandes obras que as empresas querem ganhar pelos financiamentos eleitorais, tá tudo dito, mais coisa menos coisa

29/11/07 09:56