28 dezembro 2007

E NãoHá Dinheiro...

Cada português gastou 227 euros em compras

Entre levantamentos nas máquinas Multibanco e pagamentos nos terminais de pagamento automático (ATM) nas lojas, em Dezembro (até dia 25), a SIBS - Sociedade Interbancária de Serviços registou movimentos no valor global de 4,221 mil milhões de euros. É o equivalente a cada português ter gasto 422 euros (84 contos) naquele período. Estamos a falar de uma grandeza em torno dos 2,7% do PIB, que daria para construir a ligação de TGV Porto-Lisboa.

No caso das compras, houve 28,4 milhões de movimentos, correspondentes a pagamentos no valor de 2,268 mil milhões de euros. Pode dizer-se que este valor equivale a cada português ter feito compras de 226,8 euros (cerca de 45 contos), em média, nos 25 dias considerados (sem contar com pagamentos em dinheiro ou em cheque). Brincando com os números, também significa que se fizeram compras no valor de 90 milhões de euros por dia; ou 3,7 milhões de euros por hora; ou 63 mil euros por segundo.

Já nos levantamentos nas máquinas de Multibanco, fizeram-se 28,6 milhões de operações, no valor de 1,953 mil milhões de euros. O número de operações iguala, por exemplo, o de Fevereiro, que foi o mês completo com pior desempenho do ano. Ou seja, fizeram-se menos levantamentos em Dezembro do que, por exemplo, em todo o mês de Novembro.

Na comparação com igual período do ano passado, a SIBS concluiu que os 57 milhões de movimentos registados traduziram-se em mais pagamentos nas lojas (+5,1%), e mais levantamentos (+7%). E com valores mais elevados também (+6,3%, em média).

O dia com maior número de operações na rede Multibanco foi 21 de Dezembro, com 3,2 milhões, dos quais 1,6 milhões corresponderam a levantamentos (em 2006, a média de levantamentos/dia foi de um milhão). Mas, o dia com maior quantidade de compras foi o sábado, 22, quando se gastaram 149,1 milhões de euros, pagos através dos ATM.

Em termos de carregamentos de telemóveis, no dia 24, houve uma média de sete por segundo, no total de 607 mil. Mas, nos 25 dias de Dezembro, os carregamentos atingiram os 6,8 milhões de euros. In JN

Nota; Se eventualmente não gastou este valor questione-se ???

Saudações Paulenses