21 dezembro 2007

Outra "Derrapagem"

Prejuízo dos hospitais públicos sobe 5000% no 3º trimestre

Os prejuízos dos hospitais de estatuto público administrativo (SPA) aumentaram 5000% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2006, revela esta sexta-feira o Diário de Notícias. De acordo com o relatório da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), os prejuízos ascenderam a 54,8 milhões de euros contra 1,1 milhões de euros no período homólogo. No entanto, falham apenas ligeiramente em relação aos compromissos do Governo, fixados em 52,9 milhões.

Os dados do levantamento referem-se apenas aos dez maiores hospitais que se mantiveram na administração pública e são explicados tanto com uma queda dos proveitos como por um aumento ligeiro dos custos.

De acordo com a ACSS, a queda dos proveitos foi de 7,1%, para 382 milhões de euros, e estiveram também abaixo do estipulado no Orçamento de Estado - que calculava um aumento de 8,6%.

Também os custos se agravaram 1,9%, para 397 milhões de euros em termos trimestrais, 7,6% abaixo da meta traçada no orçamento referido.

Manuel Teixeira, presidente da ACSS, considera haver uma «trajectória de evolução dos custos, ainda que contida no total», destacando os consumos, que cresceram 6,2% quando o máximo previsto era de 4%.

Positiva é a contenção dos gastos associados ao fornecimento de serviços externos, que ficou abaixo do orçamentado em 16,6%.

Também os custos com pessoal ficaram 4% abaixo dos cálculos da tutela, apesar de subirem 2,1%, para 331,9 milhões.

As boas notícias são relativas aos números das consultas, que aumentaram 4,7%. (para 1,081 milhões), e sobretudo para as consultas de primeira vez, que aumentaram 7%. in Dinheiro Digital

Nota: Financiem outros estados, porque por cá vivemos num mundo "rosa"

Saudações Paulenses