20 dezembro 2007

Um Ponto a Favor de Portugal

Soares da Costa controla auto-estrada da Beira Interior
Adquiriu 6,66 por cento da Scutvias detidos pelos espanhóis da ACS
A empresa Soares da Costa reforçou a sua posição como principal accionista da concessionária SCUT da auto-estrada da Beira Interior, após ter comprado 6,66 por cento da Scutvias detidos pelos espanhóis da ACS.

Após ter adquirido parte da posição da Teixeira Duarte na Scutvias, a Soares da Costa voltou á carga e adquiriu mais 6,66 por cento. Deste modo, a empresa nortenha irá passar a controlar 33,33 por cento da concessionária da A23, num investimento que ronda os 37 milhões de euros.
Em declarações ao “Diário Económico”, Pedro Gonçalves, da Soares da Costa, refere que esta posição permite atingir dois objectivos: O reforço que não representa o controlo total, mas é uma liderança efectiva da concessionária, e a redução do número de accionistas que torna a gestão mais eficaz e a estrutura mais aligeirada.

Recorde-se que a concessão da auto-estrada da Beira Interior exigiu um investimento de 771 milhões de euros. Após a entrada ao serviço em 2004, a A23 registou um tráfego médio diário entre os nove e os 10 mil veículos sendo que os troços que sistematicamente apresentam mais tráfego são os que ligam a Covilhã ao Fundão e do Fundão a Castelo Branco. in Kaminhos

Nota: Um D. Afonso Henriques contra todos os "apátridas"