15 janeiro 2008

Finalmente Ordem no Sector

Base de dados das corporações regulamentada pelo Governo

Lista dos corpos de bombeiros

As regras com que vai ser criada e mantida uma base de dados sobre os bombeiros portugueses constam num decreto-lei aprovado, na última quinta-feira, em Conselho de Ministros, indica o comunicado da reunião. O resultado "Recenseamento Nacional dos Bombeiros Portugueses" (RNBP), integrado no programa Simplex, estará instalado na Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), poderá ser acedido via Internet e incluirá os dados sobre as corporações e seus efectivos, entre outros elementos.
Além de caracterizar todos os corpos de bombeiros – voluntários ou profissionais, públicos ou privativos –, o recenseamento vai permitir ainda gerir a sua actividade operacional e formativa, entre outras atribuições a cargo da ANPC. O decreto-lei estabelece ainda as regras de registo e acesso aos dados pessoais dos bombeiros.
Em Portugal existem 435 corporações de bombeiros, espalhadas por 307 dos 308 concelhos do País (Castro Marim, no Algarve, é a excepção), que têm 1,2 milhões de sócios, dispõem de um contingente que totaliza 38 mil elementos, entre voluntários e assalariados, geridos pelos sete mil dirigentes que ocupam os cargos directivos das organizações humanitárias, segundo a Liga dos Bombeiros Portugueses. in Diário xxI

Nota: Agora sim "in loco" e na hora podemos saber e destapar as "cocas" que ensombram algumas "mentes".

Saudações Paulenses