25 fevereiro 2008

As Novas Monarquias



CASTRO SUCEDE A CASTRO


Como se esperava, o irmão mais novo de Fidel Castro foi ontem designado pela Assembleia Nacional para lhe suceder na presidência de Cuba. Após horas de reunião, os deputados confirmaram Raúl Castro num cargo que já ocupava interinamente desde Julho de 2006, devido à doença do carismático líder da revolução de 1959.

A primeira eleição presidencial em cinquenta anos realizou-se com votação numa lista única de candidatos. Os deputados limitaram-se a confirmar a passagem de testemunho a Raúl – que agora assume, aos 76 anos, as rédeas do regime depois de ter sido vice-presidente desde 1976 (ano da criação oficial do cargo).

Fidel não tinha dado uma orientação explícita de sentido de voto na sua última mensagem, mas ao pedir unidade no partido tornou claro o seu desejo de ver o irmão suceder-lhe. Impossibilitado de comparecer no Parlamento, o voto de Fidel foi recolhido por dois deputados, que o depositaram na urna da Assembleia.

José Ramón Machado Ventura, 77 anos, um ideólogo da linha dura do partido, ascendeu ao n.º 2, numa relativa surpresa, pois Carlos Lage (56 anos), responsável por algumas reformas económicas nos anos 90, era um nome ventilado para a vice-presidência e colocado, por alguns, na lista de possíveis sucessores de Fidel... in CM

Nota: Nestas novas monarquias há quem lhe chame "MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS"


1 Rebolos:

Asno disse...

lol
Comparado, só o Durão Burroso (não me é parente, não hajam confusões!) quando deu de frosques para Bruxelas servir de moço de recados de quem mexe os pauzinhos da europa, deixando-nos como prenda um malabarista gigolo.

Ai sorte...!

25/2/08 23:36