19 fevereiro 2008

"Chicken Charles – O Anti-Herói" da Covilhã

Procurador e defesa prevêem absolvição de David Duarte

Leitura da sentença do alegado autor de "Chicken Charles – O Anti-Herói" marcada para dia 28


O designer é acusado de um crime de difamação do presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto. O procurador do Ministério Público e o advogado de defesa admitiram, ontem, que o arguido deverá ser absolvido


O procurador do Ministério Público e o advogado de defesa de David Duarte estão de acordo: o único arguido do caso do alegado autor de um blogue na Internet, acusado de um crime de difamação deve ser absolvido. Isso mesmo foi dito ontem durante as alegações finais do caso que esteve em banho-maria durante quase um ano por estarem em curso diligências junto da empresa norte-americana Blogger, que aloja os artigos do blogue "Chicken Charles – O Anti-Herói".

Nas várias audiências de julgamento ficou provado que a conta de correio electrónico do IOL, associada ao blogue, foi criada a partir de um endereço IP utilizado pelo computador de casa do arguido, mas “não resulta daí que tenha sido ele o autor dos artigos”, afirmou o procurador. Por isso, o magistrado pediu a absolvição do arguido dando ainda conta que a justiça norte-americana, a quem o tribunal enviou há um ano uma carta rogatória, se escusou a fornecer informações sobre o IP usado para aceder ao blogue porque o crime em causa não é punível no Estados Unidos.

Paulo Vaz concordou com o procurador e lembrou que a conta de correio electrónico foi criada em Maio de 2004, enquanto o blogue começou a receber textos cinco meses mais tarde. O advogado do arguido lembrou ainda que o seu cliente é designer e tinha a Câmara da Covilhã como principal cliente, acrescentando que a relação foi perdida a partir do momento em que David Duarte foi acusado. “Este processo tem duas vítimas, mas faltam os arguidos”, disse Paulo Vaz, pedindo a absolvição do seu cliente. in Diario XXI

1 Rebolos:

Asno disse...

Faça-se justiça...
Esse rapaz está inocente!
Investiguem as suspeições evocadas no blog em causa.
Se o Pinto já disse em tribunal "gostava de ver cá era o autor dos artigos", porque raio tem Zé povo, que gramar com despesas do tribunal, e destes caprichos?

20/2/08 01:12