19 fevereiro 2008

E O Comercio Tradicional Ali Tão Perto

Lojas do Vivaci Guarda à espera de interessados

Promotor do centro comercial, o Grupo FDO, admite dificuldades em arrendar os espaços, mas acredita no sucesso do empreendimento, que abre no Outono

O Vivaci, o primeiro grande centro comercial da Guarda, com abertura prevista para o Outono deste ano, tem apenas 55 por cento dos espaços já arrendados. Ontem, o grupo promotor do centro comercial, a FDO, apresentou publicamente o projecto avaliado em 33,2 milhões de euros e que deverá criar 1050 postos de trabalho directos e indirectos

Manuel Ferreira Dias, presidente do grupo FDO, admitiu algumas dificuldades na comercialização das lojas, que está a ser feita pela Jones Lang LaSalle, sendo que actualmente apenas 55 por cento do espaço está “comprometido”. O responsável do grupo considera que esse valor revela “as dificuldades que tivemos em tomar a decisão final em avançar com o Vivaci Guarda”, acabando por se optar pelo “projecto possível”, tendo em conta a população do distrito e “a quantidade de projectos que existe à volta da Guarda, nomeadamente da Covilhã e Viseu”.
Numa qualquer outra cidade, adianta, “este projecto devia estar no mínimo 70 por cento já alugado”. “Tal como foi para nós quando decidimos avançar com o centro comercial, também os principais lojistas tomam as suas decisões de forma ponderada e cautelosa” e “não são tão céleres quanto o são noutros sítios a decidir”, acrescenta.
A demora dos comerciantes, no entender do presidente da FDO, nada tem a ver com o surgimento de outras áreas comerciais na Guarda, como o Guarda Mall, o retail park ou as áreas comerciais da zona da Estação, porque o projecto da FDO deverá ser o primeiro a abrir. Manuel Ferreira Dias não quer falar da “concorrência” e sente-se à vontade por ter o primeiro centro comercial da cidade, mas adianta que “os que vêm a seguir a ele têm, pelo menos, o dever de avaliar os riscos dos investimentos”.

Vivaci Guarda cria mil postos de trabalho

Primeiro Centro Comercial da cidade abre no Outono
O primeiro grande centro comercial da Guarda, que está a ser construído pelo grupo FDO Imobiliária, abre as portas no Outono deste ano, criando cerca de mil postos de trabalho directos e indirectos, anunciaram hoje os promotores.

O centro comercial "Vivaci Guarda" está em construção no centro da cidade, na Avenida dos Bombeiros Voluntários Egitanienses, próximo do centro histórico, representando um investimento global de 33,2 milhões de euros.
Segundo Manuel Ferreira Dias, presidente do grupo FDO, o equipamento terá cerca de 90 lojas, um supermercado de grande dimensão, três salas de cinema e doze restaurantes, servindo uma população estimada de 105 mil habitantes.
Durante a apresentação pública do projecto, o responsável disse que o novo espaço irá proporcionar uma oferta comercial moderna e adaptada às necessidades dos habitantes da Guarda e da região.




Inspecção de Trabalho no Serra Shopping
Foram sancionadas 77 situações irregulares

Em nota à Comunicação Social, a Unidade Local da Covilhã da Autoridade para as Condições de Trabalho faz saber que levou a efeito, no passado dia 2008-02-12, uma acção inspectiva no Serra Shopping da Covilhã, onde foram visitados 77 estabelecimentos, tendo sido identificados um total de 277 trabalhadores, dos quais 79 são contratados a termo e 2 cidadãos estrangeiros.

Tratou-se de uma acção que contou com a participação de elementos de outras Unidades e Centros da ACT, de cuja intervenção, no seu conjunto, resultaram 126 notificações de apresentação de documentos, tendo sido, de imediato, sancionadas 77 situações irregulares.