14 fevereiro 2008

Coerencia Invejavel


Pequim2008: Steven Spielbeg boicota Jogos Olímpicos por causa do Darfour

O cineasta norte-americano Steven Spielberg anunciou hoje, através de comunicado, que renuncia à participação artística nos Jogos Olímpicos de Pequim, acusando a China de não fazer pressão suficiente sobre o aliado Sudão para que termine a violência no Darfour. "Decidi anunciar formalmente o fim da minha participação enquanto um dos conselheiros artísticos estrangeiros para as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim", revelou o cineasta, no comunicado. "O governo do Sudão carrega o essencial da responsabilidades desses crimes em curso mas a comunidade internacional, e em particular a China, deveria fazer mais para pôr termo ao sofrimento" dos habitantes do Darfour, acrescenta.

Steven Spielberg já por várias vezes escrevera ao presidente chinês Hu Jintao para pedir que Pequim pressionasse Cartum para pôr cobro à violência no Darfour. A colaboração de Spielberg com as autoridades chinesas no quadro dos Jogos Olímpicos organizados na China fora criticada pela actriz norte-americana e embaixadora itinerante da UNICEF, Mia Farrow.

A guerra civil no Darfour e as suas consequências estão na origem de cerca de 200 mil mortos e dois milhões de refugiados, em quatro anos, segundo as organizações internacionais. Lusa

Nota: Muitos falam poucos agem. A minha homenagem

Saudações Paulenses