14 fevereiro 2008

Covilhanices

Autarcas vão defender túneis rodoviários Covilhã, Manteigas e Gouveia

O Estudo de Avaliação Estratégica para a região do Centro Interior, encomendado pela Estradas de Portugal coloca possibilidade de construção de túneis, mas nem todos os municípios estão de acordo. Covilhã, Manteigas e Gouveia explicam porque apoiam a ideia Os presidentes das câmaras da Covilhã, Manteigas e Gouveia juntam-se hoje em defesa da construção de túneis rodoviários na Serra da Estrela, numa conferência de imprensa agendada para a autarquia covilhanense às 12h00.

A construção de 12 quilómetros de túneis para atravessar a montanha é um dos cenários propostos pelo Estudo de Avaliação Estratégica para a região do Centro Interior, encomendado pela Estradas de Portugal.
O estudo abrange três estradas (IC6, IC7 e IC37), esteve em consulta pública durante o mês de Janeiro e conclui que os túneis (entre Covilhã, Manteigas e Seia/Gouveia) garantem melhores acessibilidades e maior desenvolvimento.

No entanto, devido ao elevado investimento previsto (pelo menos 704 milhões de euros), o documento aponta outro cenário, com a construção de duas estradas a sul da Serra da Estrela, como a solução equilibrada para as acessibilidades da região.
É essa a hipótese defendida por Eduardo Brito, presidente da Câmara de Seia, que considera a construção de túneis "financeiramente inexequível". "As estradas vão beneficiar mais pessoas e localidades que sofrem com a desertificação", como Loriga ou Alvoco da Serra, refere o autarca. Ao lado de Seia surgem outros concelhos em redor como Fornos de Algodres, Nelas ou Oliveira do Hospital.

PRÓS E CONTRAS


A favor dos túneis, Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Gouveia, destaca o facto de o estudo da Estradas de Portugal "concluir que garantem maior desenvolvimento". O autarca, bem como os colegas de Manteigas e Covilhã, admite que os túneis tenham portagem para fazer face aos custos da obra.

O presidente da Câmara da Covilhã diz mesmo que a Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras), a cuja Junta também preside, "está disponível para pôr esta obra a concurso e concessão". in Diário XXI

Nota
: Com esta solução a ligação a Coimbra cada vez mais é virtual.


Saudações Paulenses