07 fevereiro 2008

Finalmente !!!

Prédio acabado 20 anos depois

O ressuscitar da Torre de Santo António, na Covilhã A Câmara da Covilhã licenciou a recuperação da Torre de Santo António, o polémico edifício de 20 andares construído na década de 70, desenhado pelo pai do actual primeiro- -ministro e que incluía um restaurante panorâmico giratório no último andar com vista para toda a Cova da Beira e serra da Estrela.

A finalidade do edifício mantém-se tal qual foi projectada: "19 andares de habitação e no último um restaurante panorâmico", adianta o presidente da câmara. Apesar do enorme impacto visual, a obra só não avançou porque o construtor faliu. Desde então tem estado ao abandono. Viria a ser adquirido pelo Montepio Geral, um dos credores do construtor, que este mês anunciou a sua venda através de anúncios publicados na imprensa. Carlos Pinto, autarca da Covilhã confirmou ao DN que "o edifício cumpre todos os requisitos ao nível do licenciamento e do pagamento das taxas para ser usado pelo proprietário".

Apesar das mais de duas décadas de abandono, a torre está concluída até ao 12.º andar e os apartamentos têm janelas, loiças de casa-de-banho e pavimento. Até ao 20.º andar, o edifício permanece em tosco.

A interminável e curiosa saga do edifício, localizado na parte oriental da cidade, começou com um projecto do arquitecto Pinto de Sousa que previa a construção de mais dois prédios de sete andares. A intenção foi retomada e licenciada, mas cada prédio só terá quatro pisos.

Em 2002 a câmara da Covilhã quis demolir o edifício, intenção justificada com o impacto paisagístico, e não renovou a licença para a sua conclusão. No entanto, em 2005 fez marcha-atrás e iniciou as negociações com o proprietário que viriam a culminar em 2006 com a assinatura de um acordo com o Montepio Geral para a conclusão da torre... in Kaminhos

Nota: Apesar de descaracterizar a Cidade, entre ter um "meco" e um edifício o importante era desbloquear este imbróglio.

Saudações Paulenses