14 fevereiro 2008

Paquins do Dia


Deputado Vitor Pereira ameaçado com pistola

O agressor ordenou-lhe que deixasse de investigar os processos urbanísticos da C. M. Covilhã. Homem de raça branca, aspecto geral cuidado, com idade entre os 35 e os 40 anos, aproximadamente um metro e oitenta de altura, compleição física de atleta, cabelo castanho de corte médio. Este é o retrato robot do homem que ameaçou um deputado da Assembleia da República com uma pistola. Vítor Pereira, que também é deputado na Câmara da Covilhã, foi ameaçado por volta da meia-noite, ao chegar a casa, situada num local isolado. O indivíduo estava à espera dele num carro preto e fez-lhe sinal de luzes para se aproximar. O deputado que exerce advocacia julgou tratar-se de um cliente, mas quando abriu o vidro ouviu a ameaça «vê se paras de meter o nariz nos assuntos do urbanismo da câmara da Covilhã». O meliante sacou então de uma pistola que apontou ao peito do deputado e estendeu a ameaça à família da vítima: «como vês sei onde moras e sei que tens dois filhos. é a primeira e última vez que te aviso». Vítor Pereira ficou com protecção policial e a Polícia Judiciária investigou o caso durante seis meses, mas não conseguiu identificar o suspeito. O Ministério Público arquivou o caso, que poderá ser reaberto se apareceram novas provas, nomeadamente quem denuncie a id (...)

ASAE fecha fábrica de refrigerantes na Guarda

Pode ser o fim da empresa e desemprego para os 13 funcionários A fábrica de refrigerantes Sepol, sedeada na Guarda, na Avenida Afonso Costa, está com a produção suspensa desde 22 de Janeiro, por determinação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e pode já não reabrir, admitiu hoje fonte da empresa. Segundo o sócio-gerente Carlos Soares, a unidade fabril suspendeu a actividade por decisão da ASAE que, numa inspecção, encontrou "deficiências na empresa, fundamentalmente ao nível estrutural do edifício". O responsável admitiu que a medida pode representar "o princípio do fim" da empresa que laborava desde 1969 e lançar 13 funcionários para o desemprego, que já estão sem trabalho desde aquele dia.

Guarda analisa projectos assinados por Sócrates

Câmara nomeou comissão para investigar alegadas irregular
idades O presidente da Câmara da Guarda (PS) anunciou hoje a nomeação de uma comissão para averiguar alegadas irregularidades no licenciamento de obras particulares no concelho na década de 80, relativas a projectos assinados por José Sócrates. "Fundamentalmente o que queremos que fique claro é se, pelo facto de ser o engenheiro José Sócrates o responsável pelos projectos, houve violação da legislação", referiu hoje Joaquim Valente à Agência Lusa. A comissão será composta por José Guerra (director do Departamento Administrativo da autarquia), Delfim Silva (director do Departamento Planeamento e Urbanismo) e pelos juristas Alberto Garcia, Daniela Capelo e Tatiana Adro.

Lusa Mapa Judicial «acentua a desertificação do país»

A posição da Associação Nacional de Municípios em Seia A Associação Nacional de Municípios (ANMP) recusou hoje em Seia, no final da reunião do seu Concelho Directivo, aprovar o novo mapa judicial apresentado pelo governo. O presidente do CD da ANMP, Fernando Ruas, afirmou não poder "concordar com um projecto que acentua a desertificação do País". No documento de trabalho, a que a Lusa teve acesso e que foi o principal ponto desta reunião, pode ler-se que "a proposta de revisão do mapa judiciário não pode nem deve constituir mais um factor determinante para a desertificação das zonas menos populosas do País". 12-02-2008 Ka/Lusa Tempo da Quadragésima no Fundão Tradições religiosas em dois espectáculos musicais As tradições religiosas da Quaresma vão dar origem a dois espectáculos musicais num ciclo cultural intitulado Quadragésima, organizado pela Câmara do Fundão até 24 de Março, anunciou hoje a organização. "A Quadragésima promove a redescoberta do fundo tradicional religioso do território do concelho do Fundão", refere Paulo Fernandes, vereador com o pelouro da cultura na autarquia. Essas tradições cumprem o calendário religioso e decorrem em todo o concelho. São os casos do Cantar dos Martírios e da Encomendação das Almas, que são entoados nas aldeias. As procissões e a Via Sacra fazem também parte dos eventos típicos, que a autarquia convida a visitar.




“Sonho” da Associação Empresarial é mudar-se para antigo edifício da PT
Jorge Saraiva é o único candidato à liderança da Associação As eleições estão marcadas para esta sexta-feira, 15 13-02-2008 Ana Ribeiro Rodrigues

Garagem de São Cristóvão “obviamente” para expropriação
Câmara acusa proprietário de querer sobrevalorizar o edifício A Câmara da Covilhã decidiu avançar para a expropriação da antiga Garagem de São Cristóvão porque, segundo a autarquia, o proprietário, quatro anos depois de ter adquirido o edifício, queria valorizá-lo em 130 por cento. Mas o dono promete lutar pelo valor do prédio

Ambientalistas rejeitam túneis

Serra da Estrela Dizem que "rasgam" entranhas da Serra, causando prejuízos ambientais


Namorados…até que a morte os separe
Morte é a principal causa de separação entre casais Comemora-se hoje o tradicional Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados. Uma etapa para o casamento, muitas vezes, e que dá, também por vezes, em namoro para sempre. Apesar do aumento dos divórcios em todo o Pais, na Beira Interior a principal causa para dissolver um casamento é a morte de um dos cônjuges

Inspiração ficou no balneário Covilhã bate Castelo Branco por 1-0 No primeiro tempo, o Covilhã jogou bem, criou inúmeras oportunidades e o empate a zero, ao intervalo, era mais que lisonjeiro para os albicastrenses. Na segunda parte, o Castelo Branco criou mais perigo e o “leão”, que deixou a inspiração no balneário, ganhou, mas com sofrimento


NOVA MODA NA NOITE
O Bairro Alto e a "movida" covilhanense
“O Bairro Alto mudou-se para a Covilhã”. Esta é frase que se ouve quando se “viaja” pelas estreitas ruas da zona histórica da cidade da Covilhã numa noite de sábado ou mesmo nas terças e quintas-feiras. É nova moda moda da noite covilhanense. Milhares de jovens “invadem” uma zona de bares e tascas, bebem, divertem-se, convivem. As ruas estão cheias de boa disposição.

Eixo urbano define economia regional

Oo concelhos de Castelo Branco, Covilhã e Fundão concentram 71 por cento das empresas com volume de negócios inferior a 150 mil euros, cabendo apenas os outros 29 por cento aos restantes oito concelhos do distrito de Castelo Branco. Esta é apenas uma das conclusões do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior.

Judiciária investiga João Esgalhado
João Esgalhado, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, eleito na lista do PSD, pode vir a ser acusado da prática de abuso de poder e até de corrupção para acto lícito pelo Ministério Público da Covilhã. Pelo menos são esses os crimes que estão sobre a mesa da Judiciária que há já alguns meses tem vindo a investigar o autarca e o seu procedimento num caso que remonta a 2005.

Mais de três horas para chegar à Torre
Foi um pandemónio, o trânsito, no fim-de-semana, para a serra. Houve quem demorasse três horas para chegar da Covilhã à Torre, demorando mais tempo a percorrer 20 quilómetros do que a fazer o percurso de 300 para Lisboa. Milhares de pessoas deslocaram-se à Serra da Estrela, atraídas pela neve. “Houve quem passasse toda a tarde dentro do carro”, disse a GNR.


2 Rebolos:

Anónimo disse...

A história do Vereador é um bocado intrigante.
Ora vejamos.
O gajo media aprox. 1.80m de altura, portanto o gajo estava em pé dentro do carro.
Tinha cabelo castanho, por volta da meia-noie.
Devia ter as luzes interiores ligadas....
Com
Há políticos que entram em campanha mais cedo.

14/2/08 18:06
Anónimo disse...

A história do Vereador é um bocado intrigante.
Ora vejamos.
O gajo media aprox. 1.80m de altura, portanto o gajo estava em pé dentro do carro.
Tinha cabelo castanho, por volta da meia-noie.
Devia ter as luzes interiores ligadas....
Com
Há políticos que entram em campanha mais cedo.

14/2/08 18:06