11 março 2008

Acordo Ortografico

Primeiros dicionários com futura grafia do português editados sexta-feira

Na sequência da aprovação para ratificação do segundo protocolo modificativo do Acordo Ortográfico pelo Governo, quinta-feira passada, a Texto Editores lança na próxima sexta-feira dois dicionários e um guia conformes com as alterações previstas no Novo Acordo.

Segundo informação hoje divulgada pela editora do grupo Leya, estas edições, a lançar, por ora, apenas em Portugal, «visam dar a conhecer as alterações introduzidas pelo novo acordo ortográfico de 1990».

Serão editados dois dicionários e um guia, o "Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico", que «será um instrumento de trabalho», explicou à Lusa fonte da Texto, o "Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico", «uma edição de luxo, encadernada em couro branco», e o guia intitulado "Atual - O novo acordo ortográfico - O que vai mudar na grafia do português".

As três obras contam com a colaboração dos linguistas João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia e são as primeiras obras lexicográficas elaboradas segundo a nova forma de escrever português.

Nota: ??????