11 março 2008

Covilhanices

Câmara vai construir ponte pedonal com 40 metros de altura sobre Ribeira da Carpinteira

A Câmara Municipal da Covilhã adjudicou a construção de uma ponte pedonal com cerca de 40 metros de altura sobre a Ribeira da Carpinteira, anunciou hoje a autarquia.

Com uma extensão de 200 metros, a ponte pretende ser uma nova atracção no âmbito da requalificação dos vales e ribeiras que delimitam a Covilhã e onde nasceu a indústria de lanifícios da cidade.

A travessia vai ligar a Rua Marquês D'Ávila e Bolama ao Bairro dos Penedos Altos, que passa a ter um acesso mais curto ao centro da cidade.

Segundo o vice-presidente do município, João Esgalhado, a obra vai custar cerca de três milhões de euros e será candidatada a apoios do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

"As obras podem arrancar dentro de um a dois meses", disse o autarca.

Ainda segundo João Esgalhado, os trabalhos prevêem melhorias nas zonas situadas nas imediações da ponte.

A estrutura vai ser feita em betão e metal, sendo os acabamentos em madeira, com estruturas de protecção e segurança adequadas. O tabuleiro vai ter aproximadamente quatro metros e meio de largura.

A obra chegou a estar prevista no Polis da Covilhã, apresentado em 2001, mas acabou por ser excluída durante as sucessivas reformulações do programa.

Nota: "A Feira das Vaidades" em exibição num qualquer Município perto de si. Agora percebo a interrupção das obras da ponte cá do Burgo. Tudo uma questão de prioridades.