04 março 2008

Volkswagen apresenta Scirocco


Volkswagen apresenta Scirocco

Manuel Pinho foi ver o primeiro desportivo produzido em Portugal

O primeiro automóvel desportivo da Volkswagen que vai ser produzido na Autoeuropa, em Palmela, o Scirocco, foi apresentado, ontem, mundialmente, num evento que antecedeu a abertura do Salão Automóvel de Genebra, na Suíça. Ao conhecer as linhas do novo modelo desportivo, o ministro da Economia, Manuel Pinho, considerou que se tratou de um acontecimento "histórico" para Portugal.

"É o lançamento histórico de um modelo que vai ser fabricado exclusivamente pela Autoeuropa, em Palmela, para todo o Mundo e muitos países gostariam de estar na nossa posição", frisou Pinho, em Genebra, à agência Lusa. Para o governante, trata-se de um "grande sinal de confiança" na qualificação da mão-de-obra e engenharia portuguesas. "Portugal foi capaz de atrair [mais este investimento] porque tem uma mão--de-obra muito qualificada", sublinhou.

O Scirocco, que tem estado a ser testado na Autoeuropa, vai iniciar a sua comercialização entre os meses de Junho e Julho deste ano, estando previsto o fabrico de 19 mil exemplares em 2008 e 44 mil em 2009, podendo aumentar a produção nos próximos sete anos, consoante a resposta do mercado, referiu Manuel Pinho.

A Autoeuropa fabrica, neste momento, o Seat Allambra e os Volkswagen Sharan e Eos e pretende, com o modelo agora apresnetado, manter-se competitiva ao nível da indústria automóvel mundial.
"Este investimento vai ainda reforçar os postos de trabalho em Palmela", assegurou o ministro.

À margem do lançamento do Scirocco, um membro do Conselho de Administração do grupo Volkswagen, Jochen Heizmann, disse, que a presença do ministro português constitui "um sinal muito positivo", referindo que a ocasião servirá, ainda, para a empresa discutir com o governante o futuro da Autoeuropa.

Nota: Pena que destes investimentos passem ao largo