10 abril 2008

Covilhanices


Mais postos de trabalho a caminho do Tortosendo
Nova empresa instala-se e cria 300 lugares
Uma empresa está a negociar a vinda para o Tortosendo, onde irá empregar cerca de 300 pessoas. A Câmara alude ao facto de haver benefícios fiscais para quem quiser vir e até pensa numa isenção total do IMI para atrair mais indústria
09-04-2008 João Alves Covilhã
Incubadora de empresas nasce no Parkurbis
Em Outubro está pronta
Iniciam-se, dentro de uma semana, as obras da Incubadora do Parkurbis, que deverá estar pronta em Outubro. Mais um passo num Parque de Ciência e Tecnologia que existe há mais de mil dias e onde estão 21 empresas, que dão emprego a 193 pessoas
09-04-2008 JA Covilhã
Esquerda preocupada com alienação da Águas da Covilhã
Vendidos 49 por cento do capital da empresa
A Assembleia Municipal confirma a venda de 49 por cento do capital da Águas da Covilhã. Carlos Pinto assegura que não há motivos para preocupações com o tarifário e direitos dos trabalhadores. Oposição vota contra e duvida que privados tenham preocupações sociais
09-04-2008 Ana Ribeiro Rodrigues Covilhã
Oposição receia especulação imobiliária no Campo das Festas
Comunistas querem centro desportivo e de lazer no local, com estacionamento subterrâneo
Dizem que a abertura de propostas por parte de privados é uma situação de “especulação imobiliária”. Carlos Pinto diz que isso só acontece quando as regras não são transparentes, o que, segundo o autarca, não é caso
09-04-2008 ARR Covilhã
Saldo positivo em todos os campos
Covilhã tira óptimo empate na Pampilhosa
O Sporting da Covilhã empata na Pampilhosa. Um bom resultado, frente a uma equipa à qual ainda não ganhou esta temporada. Numa jornada em que os encontros, noutros campos, também favoreceram os serranos
09-04-2008



REDE RODOVIÁRIA REGIONAL
Sócrates vem anunciar conclusão do IC8
A esperada conclusão do IC8, que liga, actualmente, Proença-a-Nova à Figueira da Foz, irá ser anunciada, proximamente, ao mais alto nível. A garantia foi dada ao JF por Joaquim Morão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e representante dos autarcas da região Centro junto do órgão de gestão das verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Mas a região continua ainda a reclamar e a suspirar pelo IC6 e pelo IC31.

Usou revista para se defender de violação
A Polícia Judiciária da Guarda está a investigar uma tentativa de violação que alegadamente terá ocorrido na noite de domingo na Covilhã. A vítima, de 16 anos, não sofreu danos de maior graças à sua própria destreza. Ou seja, aproveitou o momento em que o indivíduo já baixava as calças para se defender, agredindo-o com uma revista.

Fábrica de painéis solares para a Covilhã
O Governo tem em curso negociações com uma multinacional para a instalação, na Covilhã, de uma unidade industrial do sector das energias renováveis, concretamente o fabrico de painéis e componentes fotovoltaicos que transformam a energia solar em corrente eléctrica. O empreendimento poderá criar cerca de 300 postos de trabalho.

As pedras semi-preciosas da Panasqueira
Há quem venha do estrangeiro para comprar minerais nas Minas da Panasqueira. A pedra mais cara foi vendida por cerca de 20 mil euros à Universidade do Porto. Há brilhos intensos onde a noite é eterna. São pedras semi-preciosas, que criam um outro negócio.



Menezes alerta para problemas da interioridade
PSD: Líder visitou distrito de Castelo Branco
O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, alertou ontem, em Castelo Branco, para o problema da interioridade, considerando que, nos últimos 20 anos, Portugal não apostou na "utilização harmoniosa e global de todo o território nacional".

Para Menezes, que falava aos jornalistas no final de uma visita à Romaria de Nossa Senhora de Mércules, esta política levou ao desequilíbrio existente entre litoral e interior.

Face à integração Europeia e aos desafios do mercado ibérico, o líder social-democrata defendeu que "investir no interior é uma questão de inteligência económica, é dar mais competitividade a Portugal", tendo em conta os milhões de potenciais consumidores espanhóis próximos do interior de Portugal.
De acordo com Luís Filipe Menezes, é preciso mostrar ao país e aos empresários que "o interior de Portugal é uma janela de oportunidades do ponto de vista de criação de riqueza".

Mas serão necessárias, também, para o líder do PSD, políticas pró-activas por parte do Governo no sentido do repovoamento e reocupação do interior.

Essas medidas, segundo Menezes, não passam pelo fecho de serviços públicos.

"Mais vale haver um esforço orçamental de manter muito (...)

08-04-2008
Lusa/Ka
Cartão do Cidadão chega ao distrito
Acabou a emissão do Bilhete de Identidade

As Conservatórias de Registo Civil no distrito de Castelo Branco já estão a emitir há umas semanas o Cartão do Cidadão, colocando assim um ponto final na emissão de Bilhetes de Identidade (BI) nesta região do país. Assim, qualquer pessoa que se dirija àqueles serviços com a finalidade de tirar o BI ou de o renovar depara-se já uma nova situação, a emissão do cartão do cidadão que reúne o número de identificação civil, o número de identificação fiscal, o número de utente dos serviços de saúde e o número de identificação da segurança social.

De acordo com o que Reconquista apurou, a emissão do novo cartão custa 12 euros (é gratuita para cidadãos até aos seis anos) mas este deixa de ser emitido pela Conservatória de Castelo Branco, uma vez que envolve diferentes ministérios e passa a ser emitido na Imprensa Nacional-Casa da Moeda que até aqui tinha como missão a edição do Diário da República e do Diário da Assembleia da República, produção de moeda metálica, valores selados e de segurança, autenticação de artefactos de metais preciosos e edição de obras de relevante interesse cultural.

08-04-2008 José Júlio Cruz Reconquista
Delphi de Castelo Branco poderá absorver parte dos 439 trabalhadores despedidos em Ponte de Sor
Negociação de indemnizações já arrancou

A Delphi em Castelo Branco poderá vir a receber até cem dos 439 trabalhadores que serão despedidos da congénere de Ponte de Sor. O transporte dos trabalhadores até pode vir a ser suportado pela edilidade local.

Apesar de se iniciar hoje a negociação das indemnizações aos trabalhadores, o representante sindical, Nelson Freitas, está a fazer diligências para que pelo menos cem funcionários da unidade em Ponte de Sor venham a ser transferidos para a congénere em Castelo Branco, avança a rádio TSF.

Para Nelson Freitas, trabalhador da Delphi, a fábrica de Castelo Branco “tem muito trabalho” e pode estar em condições de receber esses trabalhadores, adiantando que a fábrica teve que alugar um pavilhão em frente às suas instalações para dar resposta ao volume de produção actual.

08-04-2008
Público
Museu Histórico-Militar de Almeida abre as portas em Junho
Nas antigas Casamatas da Vila Histórica

O Museu Histórico-Militar, projectado pela Câmara Municipal de Almeida para as antigas Casamatas da Vila Histórica, deverá ser inaugurado em Junho deste ano, constituindo mais um motivo para atracção de visitantes.
O presidente da Câmara de Almeida, António Baptista Ribeiro, adiantou ao Jornal A Guarda que neste momento, estão a ser finalizadas as obras de impermeabilização da cobertura das Casamatas (espaços subterrâneos construídos à prova de bombas do século XVIII, que ocupavam uma ampla área, dividida em vinte salas e corredores) para ali ser instalado o espaço museológico que, garante, será “um Museu vivo”.

As Casamatas que no passado serviram de prisões políticas, de armazém de viveres para os soldados da fortaleza e de refúgio para a população em situações de ataque, têm sido alvo de obras, que se arrastam há vários anos, envolvendo, para além da Câmara Municipal, o ex-IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico).

06-04-2008
A Guarda
No carrossel do crescimento
A brincadeira que ensina a resolver problemas

«O que é que é a vida? É… andar sempre à volta do Sol», diz aos miúdos o livro infantil «Como um Carrossel à volta do Sol», fazendo-nos a nós, adultos, reflectir na caminhada em direcção à felicidade, que tornamos tão complicada. Como um carrossel: assim é a existência humana; ora vertiginosa ora plácida; com subidas e descidas; com alegria e mágoa; com esperança e medo; prenhe de problemas ora simples ora irresolúveis.

Mas neste precioso livro, aprende-se a fazer «Buuu!» aos pesadelos e os obstáculos resolvem-se no Resolvedor de Problemas: quando eles são enormes, a solução está em «dividir o problema grande numa série de problemas pequeninos e resolvê-los um a um». Escrito por João Paulo Seara Cardoso e genialmente ilustrado por Renato Seixas, este novíssimo título da colecção O Sol e a Lua da Campo das Letras aposta, assim, na robustez psíquica de cada pequeno aprendiz da vida para que mais tarde possa dar forma aos seus sonhos: o sonho «é um jardim secreto» porque só o sonhador «sabe que ele existe».




Mais de 11 mil árvores plantadas na Serra da Estrela
Termina época 2007/08 de campanha de reflorestação

Desde o Outono, a iniciativa levou para o terreno cerca de 1.600 pessoas e envolveu 70 entidades diferentes
Veja também
Cine-Teatro preservado, mas aumentado
Durante a sessão de Câmara do Fundão

O projecto mantém a identidade do edifício, nomeadamente através da sala de espelhos e do Café-Cine, mas "cresce para o lado, para cima e para baixo"
Despedimentos anunciados assustam economia local
Futuro incerto para mais de 500 pessoas na Delphi da Guarda

Comerciantes e empresários da Guarda acreditam que o despedimento de 524 dos1.000 trabalhadores da empresa Delphi previsto para este ano será um "rombo" para a economia da cidade e da região
Forum promove mês da música
ComCordas inicia, hoje, ciclo de quatro concertos

Até dia 1 de Maio, ComCordas, elle, Dead Combo e Adriana Miki vão actuar no centro comercial de Castelo Branco
Culturguarda com contas positivas
Números de 2007 sem passivo
Robôs da Guarda premiados
Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas
808 24 24 24 vai ter maior valor
Autoridades querem tornar linha em pré-triagem
Conceição Rodrigues revalida liderança
Sindicato dos Enfermeiros em Castelo Branco
Carlos Delgado recandidiata-se
Eleições na Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor são dia 22
“Caminhos da Fé” em permanência na Igreja de São Tiago
Belmonte inaugura exposição, no sábado

É mais uma oferta do concelho na valorização do património histórico-cultural. A abertura está inserida nas II Jornadas do Património – Caminhos da Fé, que decorrem amanhã e sábado
Rastreios gratuitos à obstrução pulmonar
Idanha-a-Nova