08 junho 2008

Amanhã, VII edição do Sons da Terra

A VII edição dos “Sons da Terra”, vai ser mais um encontro da música e dos sabores da tradição. Já ninguém fica indiferente a esta nova abordagem da matriz cultural da freguesia com novas sonoridades de instrumentos musicais e de percussão que marcam a diferença. Este ano, o certame internacionaliza-se com a presença do grupo espanhol “ El Brezo”.
Sons da terra de todo o lado, ora tocadores de bombos, caixas, gaita-de-foles e pífaros, ora tocadoras de adufes, tudo numa simbiose musical que vai fazer emergir as vibrações que entoam sons próprios de quem conversa sobretudo com sons e voz. Este é o cenário projectivo para a 7 ª edição dos “Sons da Terra”, organizada pela Casa do Povo do Paul, que vai ter lugar no domingo 8 de Junho, pelas quatro e trinta da tarde, apostando-se desta vez em sonoridades diferentes, mas voltando um pouco à origem da matriz cultural/musical deste acontecimento que já é uma referencia incontornável da oferta e da agenda cultural da freguesia.
Com efeito, a aposta é manter em alta este espectáculo, que seguramente vai encher o Largo da Praça, de populares que habitualmente envolvem-se com a batida forte da sonoridade, desta feita a cargo dos Bombos de: Souto de Casa, Castelejo, Cova da Beira, Lavacolhos e claro está da Casa do Povo Paul. Para além destes protagonistas, outros há algo diferentes como é o caso do Grupo de Percussão da Escola Cidade de Castelo Branco, Bombos e Pífaradas de Álvaro, Adufeiras da Casa do Povo e o grupo espanhol “ El Brezo” que vem dar um cunho internacional ao certame.
Mas, antes do espectáculo acontecer os grupos vão desfilar pelas ruas da freguesia, primeiro individualmente e depois colectivamente desde da rotunda da Igreja Matriz até ao local onde as actuações vão realizar-se no Largo da Praça.
Aqui, as Adufeiras da Casa do Povo do Paul e o grupo espanhol “ El Brezo, tomam conta do palco enquanto os outros participantes actuarão mais perto do publico até atingir-se o clímax com o espectáculo de fusão com todos os grupos envolvidos na grande apoteose final.
A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia do Paul e do Instituto Português da Juventude e objectivamente pretende potenciar a diferença entre os espectáculos com cariz tradicional fazendo emergir alguns instrumentos que não chegam tão bem ao povo, mas que têm a ver com a cultura do nosso país, tornando-o sem duvida num grande espectáculo de sons autóctones. A não perder.

in inforpaulense