02 junho 2008

Paulenses



Com grande pena minha faltei a este concerto

Aqui deixo o meu tributo ao Romeu.


ROMEU FABIÃO DA SILVA DOS SANTOS - contrabaixo

Nasceu em 1978 em Paul, (Covilhã). Iniciou os seus estudos musicais na E.P.A.B.I. (Escola Profissional de Artes da Beira Interior), no ano lectivo de 1994 / 95, na classe de Contrabaixo do Prof. João Panta Nunes, tendo-o terminado na E.P.M.A. (Escola Profissional de Música de Almada), em 1999 / 00, com classificação máxima. Participou em Orquestras nomeadamente; Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra do Algarve, Orquestra Metropolitana de Lisboa. Como solista A, na Orquestra, Internacional do Luxemburgo em 1997 e na Orquestra das Escolas de Música Particulares em 1998.

Na Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta-se com regularidade, em concertos pelo país e estrangeiro nomeadamente Alemanha, Roménia, Espanha, etc. Com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, apresentou-se a Solo em 1999, neste mesmo ano concorre à Orquestra de Jovens da CEE onde é seleccionado Finalista Nacional e obtém uma Menção Honrosa, vence o 1º Lugar no concurso “Prémio Jovens Músicos” da Rádio Difusão Portuguesa e em 2001 obtém o prémio, melhor concorrente natural da Covilhã, no 3º concurso de Instrumentos de Arco “Júlio Cardona”. Foi orientado por destacados Maestros como: Cesário Costa, Christopher Bochmann, Richard Hortien, Ion Marin, Michael Zilm, Muhai Tang, Gunther Herbig, Leonard Slatkin, Peter Eotvos, Lowrence Foster, entre ouros.

Acompanhou solistas como: Radu Lupu, Maria Guleghina, Hakan Hardenberger, Ivan Monighetti, Michel Camilo, entre outros.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Actualmente frequenta o Curso Superior de Contrabaixo, na Escola Superior de Música de Lisboa orientado pelo Prof. Iuri Axenov. É membro da Banda da Armada.

Compilado de: Journey Music

2 Rebolos:

Anónimo disse...

Parabéns Romeo!!
Ès o artista paulense de quem menos se fala e que menos é promovido pelos "pasquins" da terra, no entanto és o mais simples, directo e "musical", fazes isso com alma, saber e paixão, és um verdadeiro artista.
Parabéns!!
Cuidado com as invejas....

4/6/08 10:10
famel disse...

Os meus sinceros parabéns ao Romeo, o qual felizmente já tive o prazer de ver actuar.

A minha opinião é um pouco duvidosa porque gosto bastante de jazz e por conseguinte de contrabaixo.

Que continues o bom trabalho e sempre com esse empenho.

4/6/08 21:29