30 julho 2008

A Covilhã e as Lixeiras do Concelho

Resiestrela assume gestão de resíduos da Cova da Beira

Depois de aprovada em Conselho de Ministros de 8 de Maio de 2008, a constituição da Resiestrela – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos acaba de ser formalizada com a publicação do Decreto-Lei nº128/2008, de 21 de Julho.

À nova empresa, que integra a carteira de participações da EGF, a sub-holding do grupo AdP para a área dos resíduos, é atribuída a concessão da exploração e gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha selectiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos da Cova da Beira, que, nos últimos seis anos, esteve concedida à Águas do Zêzere e Côa.

A EGF detém 62,95 por cento do capital social da Resiestrela, no montante de quatro milhões de euros, cabendo o restante aos municípios utilizadores, exceptuando a Covilhã que não faz parte da sociedade, e à Associação de Municípios da Cova da Beira.

A Resiestrela integra como utilizadores os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, abrangendo cerca de 284 mil habitantes. Com a transferência do referido sistema multimunicipal para a nova empresa, a Águas do Zêzere e Côa passará a dedicar-se em exclusivo ao abastecimento de água e saneamento de águas residuais, a sua principal área de actividade.


Se eventualmente nada mudar em termos de ECOPONTOS, deixo este "recado":

Para quem tanto apregoa os ensinamentos dos ecossistemas e separação de resíduos a partir da escola, tenha vergonha e crie para que os utentes pagantes (e não é pouco) usufruam deste direito no mínimo ecológico.

Fotos:O Blog dos Manteigas,EpaCumCatano.