09 janeiro 2009

Covilhanices



JF Diário
foto
Mulheres centenárias, exemplos de resistência
Em Portugal, há 600 pessoas com cem ou mais anos. Estes números são dos Censos realizados em 2001. A tendência para a longevidade dos nossos idosos, em 2008, provavelmente aumentou devido à esperança média de vida também ter vindo a crescer. O Jornal do Fundão foi conhecer algumas mulheres que chegaram (e outras ultrapassaram) a mítica barreira do século de vida.

2009: Odisseia pelo desemprego na região
Não tardaram as ameaças de 2008 a escalar o que restava da montanha do ano moribundo e, chegadas ao cume, concretizarem-se na alvorada do ano de 2009. O novel ano na Beira Interior abriu debaixo das hostilidades prometidas e gritadas aos ventos nos derradeiros trimestres de 2008. Crescimento nulo da produtividade e subida do desemprego acima dos dez por cento são previsões para a região.

foto
Câmaras da Covilhã e Fundão impugnam eleições do PTSE
As Câmaras Municipais da Covilhã e do Fundão apresentaram, quarta-feira, no Tribunal Administrativo de Lisboa, uma Providência Cautelar para a suspensão da assembleia eleitoral do novo Pólo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela (PTSE), que substitui a extinta Região de Turismo (RTSE). A Providência pretende, ainda, a impugnação de todos os outros actos da assembleia.

Governo autoriza construção da nova cadeia de Castelo Branco
A autorização para a construção do novo estabelecimento prisional de Castelo Branco, um investimento que ronda os 25 milhões de euros, foi esta quinta-feira publicada em Diário da República, devendo a obra estar concluída em 2011. O novo estabelecimento prisional, que terá capacidade para 300 reclusos, será construído num terreno cedido pela câmara municipal localizado na estrada que liga Castelo Branco a Proença-a-Nova.

foto
Câmara da Guarda contrai empréstimo de 18,6 milhões
A Assembleia Municipal da Guarda autorizou a Câmara a aderir ao Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado para obter dois empréstimos de 18,6 milhões de euros, para pagamento de dívida a credores privados. O presidente da Câmara, Joaquim Valente, disse que o objectivo é pagar a dívida aos fornecedores, substituindo-a “por empréstimos de médio e longo prazos”.
Rádio
Carveste: Sindicato têxtil pede auditoria às empresas de Francisco Cabral
Cerca de quarenta trabalhadoras das confecções Carveste reuniram esta segunda-feira à porta da empresa em Caria depois de na semana passada terem recebido as cartas de despedimento. A empresa sediada em Caria, concelho de Belmonte, aproveitou o período de férias de Natal para enviar cartas de despedimento a cerca de 40 das 230 trabalhadoras da fábrica. Escute os sons da RJF.


Desemprego na Beira Interior pode ultrapassar os 10 por cento
Previsões do Observatório da UBI
As perspectivas para 2009, segundo o Observatório da UBI, não são as melhores. A subida da taxa de desemprego para mais de 10 por cento é, segundo Pires Manso, “facilmente” ultrapassável
07-01-2009 NC Covilhã
“Tenho vergonha do ordenado que pago aos trabalhadores”
Entrevista a António Lopes
António Lopes lembra ao NC a sua infância, os tempos de sindicalista e esclarece que não é candidato à Câmara da Covilhã. O conhecido empresário defende ainda políticas governamentais que tornem as empresas mais competitivas. Os negócios, diz, ressentiram-se da crise. Tal como alguns investimentos imobiliários. Por isso projectos como a requalificação da Garajem de São João ou a construção do campo de golf Quinta do Ourondinho aguardam melhor para serem concretizados
07-01-2009 ARR Centrais
Imagem Peregrina volta a mobilizar a Covilhã
Milhares no Pelourinho, no último domingo
Imagem de Nossa Senhora vai percorrer todas as freguesias do concelho até dia 1 de Fevereiro. No domingo, o Pelourinho encheu para a recepção à Virgem Peregrina
07-01-2009 ARR Covilhã
Um golo para o “Isto só vídeo”
Golo incrível tira dois pontos aos serranos
Golo caricato retira ao Covilhã hipótese de somar três pontos frente ao Vizela. Serranos estiveram em vantagem, só que um remate de baliza a baliza deu o empate