12 janeiro 2009

Zona Sul do Concelho da Covilhã... Uma Miragem (2)

Covilhã recebe o primeiro hotel português com parque termo-lúdico
Hotel de Unhais ambiciona fasquia de 40 mil visitantes em 2009

O investimento de 15 milhões de euros, feito em Unhais da Serra, resultou num hotel de quatro estrelas e no Aquadome com vários centros de terapia e estética

Luís Fonseca
O primeiro hotel português com parque termo-lúdico, situado na Serra da Estrela, espera receber 40 mil pessoas este ano, adiantou a administração à Agência Lusa. O H2otel é um investimento de 15 milhões de euros do grupo IMB no local das antigas termas de Unhais da Serra, na Covilhã. Abriu em Outubro, mas a principal atracção, o Aquadome, só vai abrir a todo o público a partir de Fevereiro. 'Já tem acesso quem fica alojado no hotel', explica Luís Veiga, administrador do grupo IMB.
O Aquadome vai ter uma recepção independente do hotel, que ainda está em obras, bem como os acessos ao edifício, a cargo da Câmara da Covilhã. Os trabalhos devem estar concluídos 'dentro de mês e meio', sublinha aquele responsável. 'Este é o primeiro complexo 100 por cento «wellness» [bem-estar] do País', realça Luís Veiga. O Aquadome é um espaço de 1.000 metros quadrados com centro termal, centro de fisioterapia e osteopatia, salas de estética a terapias orientais e o AquaLudic, um circuito de piscinas dinâmicas tematizadas com circuito celta.
O espaço tem uma queda de água, jacuzzis, lagoas, câmara de banhos e saunas, tudo com água aquecida em recintos que incluem ainda diversas zonas de massagens – com ar e água sob pressão – e áreas onde se pode nadar para o exterior do edifício. 'Existem mais termas e áreas de SPA e estética pelo País, mas o Aqualudic faz a diferença em relação a tudo o que existe', realça Luís Veiga.

PARA TODA A FAMÍLIA
Um investimento que tem por objectivo 'alcançar segmentos de mercado interessantes, como é o caso das famílias, com um espaço agradável tanto para o pai, como para o avô ou os netos',
Em 2009, a meta é atingir os 40 mil visitantes, '25 mil cientes no hotel e 15 mil só no Aquadome', Uma estada no H2otel, classificado como quatro estrelas superior, custa cerca de 140 euros por pessoa, por noite, ao fim-de-semana, com acesso ao Aquadome, sendo que durante a semana são praticados descontos. A tabela de preços para acesso só ao Aquadome ainda não está definida, devendo ser revelada quando for feita a abertura do espaço, com uma recepção independente do hotel.
O complexo é também a nova atracção em Unhais da Serra e dá emprego a 60 pessoas da região e 'pode abrir portas a novas dinâmicas e oportunidades de investimento', graças ao fluxo de visitantes que vai gerar.

Classificado como eco-hotel Estrutura é exemplo ambiental
Para além de fazer do H2otel um novo ícone da Serra da Estrela, o grupo IMB ambiciona que o complexo seja um exemplo ambiental. 'Está classificado como eco-hotel e tem a certificação ISO 14001 [que assegura a existência de gestão ambiental]', destaca Luís Veiga. A utilização de águas termais para climatização e o recurso a LEDs para iluminação com consumos reduzidos de energia, são alguns dos exemplos.

Estrada pode 'aproximar', a Torre Complexo para colocar Estrela na moda
Luís Veiga considera que 'Unhais da Serra é o único destino de montanha claramente genuíno, com águas termais reconhecidas a nível internacional', O administrador considera que a Serra da Estrela 'não está na moda e não é «badalada» nos segmentos A e AB [segmentos mais altos] como o Douro ou o Alentejo', 'Mas este complexo vai posicioná-lo mesmo no topo', acredita. Para o futuro, o administrador do grupo IMB ambiciona a conclusão da estrada que liga Unhais à Nave de Santo António, no coração da Serra, para ficar ainda mais perto da Torre.

"Roubado" Aqui (noticia da edição 09-01-09/região)

Nota:Não acredita???? Veja para crer.....