06 fevereiro 2009

Covilhanices

Dois já confirmados na corrida a Reitor
Queiroz e Fidalgo concorrem à UBI
António Fidalgo e João Queiroz são, para já, os candidatos a ocuparem o cargo de reitor da Universidade da Beira Interior, durante os próximos quatro anos



Concelhia socialista demite-se
Telma Madaleno bate com a porta
A direcção da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista da Covilhã, liderada por Telma Madaleno, demitiu-se no último domingo, 1, por entender que já não reunia condições para prosseguir o trabalho iniciado em Abril do ano passado



Mau tempo no adeus à Imagem Peregrina
Milhares na despedida
Fotoreportagem na edição impressa do NC



Leão escorrega no lamaçal
Covilhã perde em casa com o Aves
Num terreno muito pesado e impraticável, o Covilhã perde por 2-0 frente ao Aves. Num jogo, se assim se pode chamar, em que os leões estiveram melhor no primeiro tempo e em que pagaram de novo o preço da ineficácia
foto
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior determinou hoje o “encerramento compulsivo” do Instituto Superior de Administração Comunicação e Empresa (ISACE), da Guarda, por “manifesta degradação pedagógica das condições de funcionamento”. Num despacho publicado no Diário da República de hoje, Mariano Gago esclarece que a decisão foi tomada “por se comprovar, inequivocamente, uma manifesta degradação pedagógica das condições de funcionamento daquela universidade, em processo instruído para o efeito pela Inspecção-Geral” do Ministério.

Cova da Beira lidera em concentração de empresas
Com o cenário económico internacional em rota de colisão com alguns dos indicadores mais pessimistas de que há memória, os dados mais recentes do INE ajudam a fazer um retrato do tecido industrial da região. A sub-região da Cova da Beira (Covilhã, Fundão e Belmonte) é das mais pequenas sub-regiões, em termos geográficos, da Beira Interior, mas é a segunda com mais empresas registadas em 2006: 7.838 entidades, das quais 4.559 no concelho da Covilhã, 2.640 no Fundão e 639 em Belmonte.

Margarida Rebelo Pinto no Café Literário da Covilhã

foto
O Café Literário da Covilhã, promovido pela Câmara Municipal, receberá na quarta-feira dia 11 de Fevereiro, pelas 21h 30, no Café Bar da Residencial Covilhã Jardim, junto ao Jardim Público, a escritora Margarida Rebelo Pinto. Com mais de um milhão de exemplares vendidos da sua obra, Margarida Rebelo Pinto é um fenómeno de vendas no nosso país.

Projecto Zéthoven conquista Portugal
Em apenas dez anos, o projecto Zéthoven ultrapassou as fronteiras da Beira Interior e afirmou-se como um projecto nacional de educação musical dirigido às crianças. Criado em 1999, já tem seis CD’s gravados, um programa de televisão e o reconhecimento nacional que faz deste projecto único em Portugal um exemplo de educação cultural junto dos mais novos.

UBI já tem candidatos ao cargo de Reitor
A Universidade da Beira Interior tem aberto um concurso público para Reitor. As candidaturas, que decorrem até ao próximo dia 3 Março, têm já dois nomes. António Fidalgo e João Queiroz são docentes catedráticos da instituição e presidentes de faculdades e anunciaram já a sua intenção de concorrer ao lugar. O actual Reitor, Santos Silva, está também em condições de se candidatar.

Rádio
Resistrela vai cobrar dívidas aos municípios
As dívidas dos municípios à empresa multimunicipal de tratamento e recolha dos resíduos sólidos urbanos, continuam a ser um dos maiores problemas com que se debate a Resistrela. A empresa prepara-se para adoptar uma nova metodologia com vista à regularização da dívida global de ”cinco milhões de euros” das autarquias.