06 abril 2009

CASA DO POVO DO PAUL



Trinta e um anos ao serviço da cultura, tradição e do lazer

Bem-vindos à Casa do Povo do Paul. Esta instituição tem há uns anos a esta parte, desenvolvido uma intervenção activa no quotidiano social e cultural da vila do Paul – concelho da Covilhã, onde está sedeada. Com efeito, dinamiza múltiplas actividades, designadamente, na área etnográfica com o seu rancho folclórico (setenta anos de existência), grupo de bombos (zabumbas) e grupo de adufeiras.

Também o teatro e a encenação dos usos e costumes de uma aldeia serrana de outrora que, entretanto ganhou o estatuto de vila ( Paul), encontram expressão no espectáculo etnográfico” Chão do Canto”.

Por outro lado, a sua participação com os bombos e adufes em eventos medievais não passa despercebida, assim como, a intervenção directa na preservação de tradições profanas, culturais e religiosas de que são exemplo. Os Penitentes, Judeia e Cânticos da Paixão, que têm lugar nesta freguesia por altura da Quaresma.

Diversos ateliers de expressão musical, equipa de Damas e Escola de Artes, constituem outras ofertas desta associação de desenvolvimento cultural, que tem ainda na sua Casa Típica e Casa Museu, os expoentes de um património arquitectónico/cultural onde é possível o regresso às origens, polarizando o conhecimento das tradições de um povo que viveu noutra época, resultando de tudo isto o privilégio que marca a diferença entre a vulgaridade existencial e, a notoriedade de processos conducentes à obra feita que a Casa do Povo apresenta e que damos conta a quem quiser navegar no nosso site.

Judeia recria a Paixão de Jesus Cristo

A Judeia uma das tradições quaresmais com maior potencial desta freguesia, que nos últimos anos ganhou um novo fôlego foi representada nas ruas da vila do Paul no Domingo de Ramos, ( 5 de Abril), pela Casa do Povo local e o Grupo de Convívio e Etnográfico do Centro Paroquial da Sra. das Dores, cumprindo um percurso que começou junto do salão paroquial, seguindo pela rua da Igreja, Avenida Padre José Santiago e rua e capela de Espírito Santo.

Muito público marcou presença para seguir a par e passo a encenação da Paixão de Jesus Cristo, que face à sua carga emotiva levou os mais sentimentalistas a extrapolar os sentimentos revertendo algumas lágrimas.

Na verdade, esta encenação pode ser, ou melhor já é uma mais valia das tradições da Quaresma, que animam esta vila.

Mostramos aqui ao lado a foto reportagem desta manifestação religiosa sendo que, a foto de "família" que anexamos neste artigo, é uma justa homenagem aos figurantes que tão bem desempenharam esta missão - Judeia 2009.
PARABENS PELA INICIATIVA E BEMVINDOS A BLOGOSFERA.
O PAUL AGRADECE