09 abril 2009

Covilhanices





É o apelo que o presidente da associação académica da Universidade da Beira Interior faz aos alunos da instituição que estão a viver dificuldades financeiras. João Rey, não apresenta números, mas revela que a existência destes casos na UBI é uma realidade.



A junta de freguesia daquela vila do concelho da Covilhã está a terminar a fase de teste de um projecto wireless que vai abranger toda a área da localidade.



São 5 as medidas prioritárias apresentadas pelo PCP para travar os fenómenos da desertificação e do desemprego no distrito de Castelo Branco



A biblioteca municipal Eugénio de Andrade, do Fundão, tem mais de trinta mil documentos disponíveis para os visitantes. Entre livros e outra base documental alcançou, num espaço de tempo considerado curto, um objectivo que não estava na melhor previsão feita pelos responsáveis



Desde ontem que os judeus estão a celebrar a Páscoa. São sete dias com rituais próprios. A historiadora Antónieta Garcia explica o simbolismo da quadra judaica (ouvir notícia)



Presidente do conselho geral da UBI acredita que a instituição elegeu um bom reitor



Realiza-se hoje na Boidobra, o tradicional cantar dos martírios de Cristo. Às 22 horas a iluminação pública da vila apaga-se ficando apenas acesas, as tochas colocadas para o efeito. É o início dos cantares.



Depois de muitas incertezas, está tudo pronto para a apresentação do musical “contrastes” pelo Oriental de São Martinho. Uma espera de cerca de um ano por razões financeiras, com a colectividade a receber, agora, luz verde do município para a estreia.



Este é o desejo da equipa de futsal masculino da associação académica da universidade da beira interior, que vai estar no Porto a disputar a fase final do campeonato.



Ladoeiro e Casa do Benfica de Penamacor, vão disputar a final do campeonato distrital de futsal masculino. As duas equipas eliminaram, nas meias finais da prova, Carvalhal Formoso e Sporting da Covilhã, respectivamente.








Vesticon: pedido de insolvência deu entrada no Tribunal da Covilhã. Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, pede a intervenção do Governo no processo de insolvência da empresa Vesticon - Indústria de Confecções e Vestuário, Lda, do Tortosendo. Num concelho onde a taxa de desemprego é de quase 12 por cento, diz Jerónimo de Sousa “o encerramento de mais esta empresa, com esta dimensão, constituiria uma forte machadada para a comunidade do Tortosendo”. As declarações de Jerónimo de Sousa marcaram o encerramento da 8ª Assembleia Distrital do PCP que se realizou este sábado no Fundão.


Sob o regime simplificado ou com contabilidade organizada, deduza tudo o que pode na sua declaração de IRS. Saiba como tirar o maior proveito dos seus recibos verdes
Aproxima-se a hora de os trabalhadores independentes acertarem contas com o Estado. Sob o regime simplificado ou com contabilidade organizada, deduza tudo o que pode na sua declaração de IRS. Saiba como tirar o maior proveito dos seus recibos verdes Carlos Santos tem 34 anos, é arquitecto e trabalha a "recibos verdes" desde Dezembro de 2004. No ano passado, pela primeira vez, obteve rendimentos superiores a dez mil euros, ficando sujeito a cobrar e a liquidar o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e a fazer retenção na fonte do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) em 2009. Por um lado, já sabe que, em Setembro próximo, vai receber quase a totalidade do IRS, ao contrário do que acontecia nos anos anteriores.

A candidatura envolveu também as cidades do Fundão, Covilhã e Guarda e pretende potenciar o património e o turismo da região. A Câmara de Castelo Branco viu aprovada a candidatura efectuada ao Programa Estratégico “Um Património de Cidades – Rede de Cidades da Beira Interior, no valor de 15 milhões de euros. A candidatura envolveu também as cidades do Fundão, Covilhã e Guarda e pretende potenciar o património e o turismo da região. A candidatura efectuada, pela Câmara de Castelo Branco, ao Programa Estratégico Um Património de Cidades – Rede de Cidades da Beira Interior (integrada no Quadro de Referência Estratégico Nacional – Redes Urbanas para a competitividade e Inovação), acaba de ser aprovada num investimento de 15 milhões de euros.


Além de novos produtores, os actuais têm renovado os pomares tradicionais e aumentado a densidade de árvores por hectare. A área de produção de cereja na Cova da Beira está a crescer a uma média de 50 hectares por ano, estima o responsável técnico pela Cerfundão, empresa de embalamento e comercialização de cereja. Segundo Filipe Costa, este fruto está imune à crise. «Não há quebra de procura e nas reuniões que temos tido não se perspectiva que isso venha a acontecer» com a produção deste ano. A Cova da Beira e o concelho do Fundão têm a maior concentração de cerejeiras do país, com uma área de «cerca de 2.000 hectares», adianta, sublinhando que os produtores têm renovado os pomares tradicionais e aumentado a densidade de árvores «de 300 para 500 por hectare, na perspectiva de aumentar a rentabilidade».



Uns regressaram de Lisboa depois da reforma para se dedicarem à agricultura. Venceram. Onde antes havia terra abandonada, hoje produz-se vinho. Outro, mais novo, deixou para trás a informática e optou pela agricultura. Com apenas 29 anos, já é proprietário de 20 hectares de pomares de cerejeiras. Casos que o JF foi conhecer.


Isto anda mau. Pelas ruas da amargura, mesmo. A popularidade dos deputados da nação anda por baixo, pelo menos pela amostra. Cada tiro, cada melro. São cinco os deputados eleitos pelo Círculo eleitoral de Castelo Branco. Cinco nomes que passam ao lado de quase todos os inquiridos num pequena passagem do JF pelas ruas. Apenas Ribeiro Cristóvão escapou.


A Covilhã, cidade da região com mais desempregados, foi o palco escolhido pela União de Sindicatos de Castelo Branco para uma jornada de luta pelos direitos dos trabalhadores. Foram revelados alguns dados preocupantes como por exemplo o aumento de 11 por cento no número de desempregados no distrito desde Outubro.


O professor João Queirós, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, foi eleito esta segunda-feira para o cargo de reitor, sucedendo a Santos Silva, que foi o seu principal adversário na eleição. Queirós venceu com 16 votos, contra 12 do oponente.


Para assinalar os 50 anos da Declaração dos Direitos das Crianças, o Governo Civil de Castelo Branco e o JF vão promover, ao longo deste ano, um ciclo de conferências subordinado ao tema “Direitos das Crianças: Coisas Quase Apenas Pensadas”, que contará com a presença de prestigiados especialistas na matéria.


"Um Noddy com dor de barriga, um Action Man com braços partidos, uma Minnie constipada e tantos outros bonecos anónimos com cabeças rachadas, pulmões apanhados e até gastroenterites. Estes foram muitos dos doentes e respectivos sintomas que durante a última semana apareceram no "Hospital do Faz de Conta", iniciativa que decorreu na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.


O concelho do Fundão tem, desde segunda-feira, uma nova estrutura de apoio às mais de 500 famílias sinalizadas pela Rede Social. O espaço assemelha-se a qualquer outro estabelecimento comercial mas nada está à venda… nesta Loja “oferece-se” solidariedade. Escute os sons da RJF.



Ganhou com mais quatro votos que Santos Silva. Eleição decorreu na segunda-feira


A União dos Sindicatos diz que há uma “bomba-relógio” que afecta vários sectores em todo o distrito. Dos têxteis ao pequeno café de bairro. Nos últimos quatro meses o desemprego aumentou 11 por cento

AVC mata um por semana na Cova da

2006 que o Centro Hospitalar atingiu as metas do Programa Nacional de Saúde para 2010 relativas à mortalidade devido a AVC
Ainda assim, a doença continua a ser a principal causa de morte na região


Viagem “económica” aos Açores quase dava três pontos

O Sporting da Covilhã esteve a ganhar até aos 90 minutos. Nessa altura, o Santa Clara empatou na segunda grande penalidade de que dispôs na partida