05 novembro 2009

Covilhanices






As autoridades regionais de saúde garantem que não há, felizmente, qualquer foco de gripe A na região da Beira Interior. Na terça-feira, a Administração Regional de Saúde do Centro garantiu, inclusivamente, ao JF, que no panorama da Zona Centro, a região interior é a menos afectada pelo vírus H1N1.

O ano de 1998 ficou sepultado na memória dos dias juntamente com a primeira tentativa de instituir em Portugal uma reforma administrativa que dotasse o país de um centro de decisão intermédio. De lá para cá, pouco se remexeu no assunto “regionalização”. Agora, os autarcas querem voltar rapidamente ao assunto, defendendo cinco regiões.

Uma conferência sobre “O financiamento do ensino superior”, marcou a sessão solene comemorativa dos 29 anos do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Para falar dos actuais problemas do financiamento do ensino superior, esteve na capital de distrito a Administradora da Universidade de Lisboa, Luísa Cerdeira.

O sector têxtil e de vestuário do distrito perdeu 800 trabalhadores desde Outubro de 2008, engrossando o número de desempregados que já ultrapassa os 10 mil nesta região. “Entre 56 a 60 por cento do total do distrito não recebem subsídio de desemprego”, denunciou Luís Garra, presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa.
Em Maio de 1965, nesses dias cinzentos, a Sociedade Portuguesa de Escritores foi assaltada e depois encerrada pela PIDE, o “Jornal do Fundão” foi suspenso por cinco meses e depois submetido a censura especial, em Lisboa, escritores foram presos. Motivo: o prémio atribuído a Luandino Vieira pelo livro Luuanda.