17 dezembro 2009

Covilhanices


spacer

spacer
spacer

Bispo lembra direito à vida

Na ordenação de dois novos diáconos Gripe






A fez duas mortes no distrito de Castelo Branco

Na Beira Interior os casos de óbito registaram-se em Castelo Branco e na Covilhã. O frio e a humidade impedem o surgimento de surtos na zona onde a resposta ao Plano de Vacinação está ainda aquém das expectativas do Ministério da Saúde (apenas 1.110 pessoas vacinadas).

Vítimas de violência doméstica sem ajuda social

Até Outubro passado o Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR registava 281 casos de violência doméstica no distrito de Castelo Branco, a grande maioria (214 casos) entre cônjuges e cujas vítimas são mulheres (252 casos contra 34 em que as vítimas são homens).

Circular interna vai revolucionar mobilidade
Já arrancaram as obras da futura Circular Interna que promete alterar, radicalmente, a mobilidade na cidade do Fundão. Trata-se de um projecto mais vasto, com investimento da Câmara e da Refer e que permitirá encerrar nove passagens de nível no perímetro urbano do Fundão.

Restauro da muralha deixa à vista bala de canhão
Cerca de 60 por cento da segunda cintura de muralha de Castelo Branco está recuperada e à vista. O trabalho de restauro dos antigos limites da cidade iniciou-se em 2008 e ainda não terminou. recentemente, foi identificada uma bala de canhão cravada num dos panos exteriores da muralha.

Matadouro de Alcains a “todo o gás” no Natal
Com o Natal crescem as encomendas para abate de cabritos e borregos, indispensáveis à mesa na Consoada. Oviger sem mãos a medir

“Somos conservadores na ortografia”
As palavras são do especialista Malaca Casteleiro, com quem conversámos a propósito do Acordo Ortográfico.

Rádio

Ministro da Agricultura assinou contratos PRODER c/som
Para um investimento global de quase cinco milhões de euros, o ministro da António Serrano, celebrou contratos programa de quase um milhão e 700 mil euros. Dos 19 promotores, cinco são do Concelho do Fundão.

Faltam estruturas de apoio às vítimas de violência doméstica.
Até ao final de Outubro, tinham sido participados 281 casos, 83 dos quais no Concelho da Covilhã, 61 no de Castelo Branco e 46 no Concelho do Fundão. Pela primeira vez, o Concelho de Penamacor regista em 2009, cinco casos participados de violência doméstica, o que contraria a tendência que vigorou entre 2006 e 2008. Uma situação entendida pelas autoridades, como sendo “ uma questão cultural”.