07 janeiro 2010

Covilhanices


Ainda há albufeiras na região a meio da sua capacidade As chuvas intensas que têm caído, desde há cerca de um mês, provocaram uma subida acentuada nas reservas hídricas, mas na Beira Interior continua a haver albufeiras que estão longe de atingir a sua capacidade total de armazenamento. É o caso da Barragem do Sabugal, a maior da região.

Imigrantes tornam a Beira mais jovem
A Beira Interior acolhe perto de cinco mil cidadãos estrangeiros. Cidadãos que escolheram trabalhar e viver numa das regiões do país de onde mais portugueses partiram para o estrangeiro. Ironia? Nem por isso. Fomos ouvir algumas histórias, de gente de outras paragens, que escolheu a nossa região para ficar.

Têxteis perderam 4.800 postos de trabalho em 10 anos
Segundo números do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, desde 2000 encerraram 57 empresas da têxtil e perderam-se 4800 postos de trabalho neste sector no distrito de Castelo Branco. E o coordenador da União dos Sindicatos, Luís Garra, acredita que ainda não se chegou “ao fim da linha”.

Unidade Local de Saúde criada mas ainda sem presidente A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco entrou em funcionamento a 1 de Janeiro e aguarda-se a nomeação dos seus responsáveis pela tutela. A escolha está entre a continuidade de Sanches Pires, até agora responsável máximo do Hospital Amato Lusitano, ou uma aposta na renovação.

foto
“É pena que a arte musical seja vista como uma arte menor” O guitarrista Miguel Carvalhinho esteve no terreno a recolher tradições orais da Serra da Gardunha. Parte do que conseguiu deu origem à gravação do CD Ninho que vai ser apresentado ao público a 25 de Janeiro, no Cineteatro Avenida, em Castelo Branco.


spacer
spacer

Grupo de montanha já resgatou mais de 50 em Dezembro


Até chineses que foram de táxi para a Serra tiveram que pedir auxílio


spacer

ACIF quer centro comercial no Centro Histórico


Projecto para dinamizar comércio tradicional

1 Rebolos:

eunicemcpereira disse...

Gostaria de informar os leitores sobre um projecto relacionado com as localidades de Portugal. Trata-se de uma Enciclopédia on-line, escrita em colaboração pelos seus leitores. O site, que se intitula Memória Portuguesa, usa o conceito Wiki, que permite a qualquer pessoa criar ou editar artigos existentes, melhorando a informação neles contida.

Além disso, é possível introduzir comentários em cada artigo, promovendo assim o debate entre os utilizadores.

http://terrasdeportugal.wikidot.com

É dada especial relevância às memórias dos cidadãos, para que sejam preservadas tradições antigas, recordações de infância, ofícios, cantares, folclore e outras manifestações culturais.
Assim, seria bom contar com o vosso apoio, permitindo usar eventual informação pertinente e sugerir que divulguem esta iniciativa junto dos familiares, amigos e conterrâneos da vossa localidade. Será que poderiam incluir um link para a enciclopédia no vosso site ou blog?

Ficaremos a aguardar a vossa visita!

Cumprimentos,

Wikinet
www.memoriaportuguesa.com

8/1/10 14:26