04 março 2010

Covilhanices


Cinco mil pessoas não sabem que são diabéticas
Unidade de Diabetes do Hospital Amato Lusitano não tem mãos a medir face à falta de resposta dos cuidados primários para acompanhar os doentes. Responsáveis anunciam um plano de formação a profissionais dos Centros de Saúde. No distrito de Castelo Branco cinco mil pessoas não sabem que são diabéticas.

Ligações a Coimbra e Espanha essenciais
Em cenário de regionalização, investigadores defendem melhores acessibilidades para evitar periferização da região. Se a lógica das CCDR's se mantiver, Coimbra será o centro administrativo de uma futura região Centro. Por isso, o IC 6 será dundamental. O mesmo se passa com o IC 31, que ligará a A 23 à fronteira de Monfortinho com Espanha.

Penamacor reclama gestão da Serra da Malcata
Necessidade de desenvolver turisticamente o concelho é consensual na AM. Grupo de trabalho vai elaborar plano de actividades e promover seminário. “É hora de o rumo desta Reserva ser outro, que não o do esquecimento, fundamentalismo e inactividade", diz Rui Marcelo.

Mulheres viviam terror à mercê de grupo criminoso
Rede angariava mulheres no estrangeiro, que depois eram exploradas sexualmente em Portugal. Os lucros eram para os cabecilhas da rede, que entretanto foram detidos.

Homem morre em explosão no Fundão
Vítima estava a realizar trabalhos mecânicos com recurso a dois gases. A mistura terá sido mal doseada e provocou uma explosão tão violenta que lançou estilhaços numa área superior a 30 metros.

Estudaram na UBI e ficaram por cá
Vieram em contramão! Histórias de jovens que fizeram o caminho inverso na estrada do despovoamento. Desafiaram o sentido único da saída dos jovens do interior. Vieram para um sítio do qual muitos já saíram.


Nova Agência de Turismo apresentada
A nova Associação de Turismo da Covilhã vai candidatar a fundos comunitários a construção de uma pista de esqui urbano com 800 metros de extensão a instalar na cidade. O anúncio foi feito na passada segunda-feira, 1, pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, em conferência de imprensa.