08 março 2010

Procissão dos Penitentes - Paul (Covilhã)


"Não se sabendo ao certo de onde remonta a sua origem, a Procissão dos Penitentes é, no Paul, uma prezada tradição, que se realiza anualmente, numa das sexta-feiras da Quaresma. E se, para muitos, a curiosidade passa por ir "espreitar" a manifestação, para mim, leva-me a pesquisar as sua história.

O cortejo é composto por homens da Vila, envoltos em lençóis brancos, com uma coroa de silvas entrelaçadas na cabeça e descalços. Cada homem leva um instrumento (candeias, crucifixo, cruz, escada, varas, cesto com pregos, martelo, látego, relha e vassoura de giestas) e caminha em silêncio. Cada instrumento tem uma simbologia e utilidade própria. Por exemplo, as varas serviam para afugentar os curiosos e destabilizadores; o Penitente que arrasta a relha atada à perna direita representa o pecador que arrasta consigo os seus pecados; o Penitente que "apanha os passos", seguido por aquele que leva a vassoura, com a qual varre os pecados das costas do seu antecessor, representam a purificação."...


Os penitentes realizam-se dia 26 de Março a partir da meia noite e a organização está a cargo do Corpo Nacional de Escutas do Paul, (Agrupamento 506).