18 março 2010

Paul homenageia Marmelo e Silva

A Câmara da Covilhã e a Junta de Freguesia do Paul promovem no sábado, 20, a partir das 16 horas, uma homenagem ao escritor português José Marmelo e Silva.

Assim, a essa hora, junto à sede do Agrupamento de Escolas Entre Ribeiras, no Paul, será inaugurada uma rua do com o nome do descritor, seguindo-se no auditório do quartel dos bombeiros, pelas 17 horas, a abertura da exposição temática sobre a vida e obra de José Marmelo e Silva. Uma mostra que será alvo de conferência, que contará com Arnaldo Saraiva, professor da Universidade do Porto, Fernando Paulouro, director do JF e Manuel da Silva Ramos, escritor.

José Marmelo e Silva nasceu a 7 de Maio de 1911 na freguesia do Paul. Estudou no Seminário do Fundão e em escolas secundárias da Covilhã e de Castelo Branco. Frequentou a Universidade de Coimbra mas, devido à publicação de “Sedução”, teve que concluir a licenciatura (em Filologia Clássica) na Faculdade de Letras de Lisboa onde apresentou uma tese sobre “Virgílio - Um sonho de paz bimilenário: a poesia de Virgílio”.

Colaborou no semanário lisboeta “O Diabo”, com o pseudónimo Eduardo Moreno, e na revista “Presença”, de Coimbra, cidade em que conviveu com o grupo neo-realista. Prestou serviço militar em Mafra e na Madeira. Fixou residência em Espinho (onde leccionou na Escola Secundária) até à data da sua morte, em 11 de Outubro de 1991.

Foi agraciado, em 1987, com a Medalha de Ouro da cidade de Espinho. Com o grau de Comendador da Ordem de Mérito, foi condecorado pelo então Presidente da República, Mário Soares, em 1988. Notícias da Covilhã

Notícias da Covilhã