29 agosto 2007

Covilhanices

Cartão Amigo QP facilita acesso a espectáculos

O cartão “Amigo QP” é uma das grandes apostas da Quarta Parede – Associação de Artes Perfomativas da Covilhã, na temporada que está prestes a começar. Os aderentes vão ter acesso privilegiado aos espectáculos promovidos pela associação que promove, entre outros, o “Festival Y”.

Ao contrário deste Festival, que tem extensões em outras cidades da Beira Interior, o cartão “Amigo QP” destina-se apenas às propostas culturais da Quarta Parede que decorram na Covilhã. Acesso à totalidade dos espectáculos e iniciativas programadas pela Associação, envio de nota informativa, via e-mail, e convites para inaugurações de exposições e outros eventos, são algumas das vantagens.

De acordo com uma fonte da Quarta Parede, as expectativas para esta proposta, “que vai entrar em força na nova temporada de espectáculos, são boas”. Ainda de acordo com a mesma fonte, o programa do “Festival Y” irá ser apresentado no início de Outubro.

Falso alarme de incêndio mobiliza bombeiros para Loriga

O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda registou, às 15h16, uma chamada para um incêndio em Silvadal, na Freguesia de Loriga (Seia), verificando-se depois ter sido “falso alarme”. Para o local, foram mobilizadas três corporações de bombeiros, 15 homens, três viaturas e um helicóptero.

Ainda no que toca a incêndios florestais, o fogo que deflagrou às 17h26 de segunda-feira em Vale do Homem, concelho de Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, entrou em fase de rescaldo às 18h56, anunciou a Protecção Civil. As chamas chegaram a ser combatidas por 82 bombeiros, 21 viaturas, dois helicópteros, quatro aerotanques ligeiros e um aerotanque pesado.
A linha férrea da Beira Baixa, cortada devido a este incêndio florestal, foi reaberta às 19h30, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Campanha de reflorestação conquista novos parceiros

O vidoeiro, espécie que predomina no Covão d’Ametade, é um dos destaques da campanha deste ano

A Associação dos Amigos da Serra da Estrela (ASE) antecipou este ano a campanha “Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela”, que começou a 3 de Novembro de 2006 e terminou a 21 de Março de 2007, com a plantação de 50 mil árvores. Além de bolotas de carvalho, este ano a iniciativa inclui a recolha de sementes de vidoeiro que, de resto, começou esta semana. Segundo José Maria Saraiva, “a campanha arrancou com a recolha de um milhão e 200 mil sementes de vidoeiro (bétula caltibérica), que serão plantadas nos primeiros dias do Outono”.

Ao longo dos próximos dois meses, a ASE vai recolher as sementes daquela espécie autóctone da Serra da Estrela, que predomina no Covão d’Ametade, e será semeada em vários locais serranos. Até ao início do Outono, a ASE espera o contributo de diversas escolas do País, organizações e voluntários, prevendo a possibilidade de recolher 10 milhões de sementes de vidoeiro. “Se atingirmos os dez milhões de sementes, prevemos um êxito de plantação de cinco por cento o que, em números reais, poderá representar a germinação de 500 mil árvores”, referiu o vice-presidente da ASE.

Sporting da Covilhã procura jovens atletas

O Sporting da Covilhã continua a realizar treinos de captação para as suas equipas jovens. Hoje, é a vez dos atletas que podem integrar as equipas de escolas e infantis mostrarem o seu valor, a partir das 19h30. Amanhã e sexta, é a vez dos escalões de iniciados, juvenis e júniores. No sábado, serão observados os escalões de escolas e infantis, às 10h00, e, às 11h30, os iniciados, juvenis e júniores. As provas decorrem no Complexo Desportivo.


in Diário XXI

Saudações Paulenses

2 Rebolos:

Anónimo disse...

Com as temperaturas altas que se avizinham p o mês de Setembro, espero que os incêndios n se tornem uma realidade e a existir, que sejam apenas falsos alarmes.

Não deixemos tb de contribuir p a preservação e reflorestação da nossa Serra da Estrela. Se n tiver outra forma pode simplesmente optar por não poluir a nossa serra. Infelizmente mtos dos que a visitam ainda n sabem da invenção daquela coisa à qual chamam caixote do lixo!

29/8/07 14:31
PTT disse...

Gostava de saber a sua opinião sobre o post 4ª SECÇÃO DOS B. V. COVILHÃ.

PF diga-me algo.

SP

31/8/07 01:08