28 janeiro 2008

Mais Valia Para o Concelho

Inaugurar sede de olhos postos em futuras instalações “construídas de raiz”

O imóvel já albergou polícias, agora é um centro de actividades ocupacionais para “cidadãos especiais”. Presidente da Câmara promete projecto para novo espaço “até ao Verão”

Os jovens deficientes da Covilhã têm agora um espaço, no centro da cidade, onde podem participar em actividades de expressão dramática e corporal, aeróbica, informática, entre outras. As antigas instalações da PSP foram adaptadas e cedidas gratuitamente à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã. A inauguração do espaço decorreu na última sexta-feira.
A inauguração “é o culminar de um caminho de dois anos, que oferece uma solução técnica e profissional capaz de atender às necessidades destes cidadãos especiais”, disse António Marques, presidente da direcção da APPACDM. “Para já é óptimo, pois foram realizadas algumas alterações de cariz arquitectónico para, nomeadamente, melhorar os acessos”, acrescentou.
A sede recebe diariamente utentes dos concelhos da Covilhã, Belmonte e Fundão com mais de 16 anos, financiados pela segurança social, cabendo às famílias um valor variável, consoante os rendimentos. “Em breve deveremos ter mais utentes, porque já existem várias inscrições”, refere António Marques.
E porque “o caminho se faz caminhando”, a APPACDM quer acompanhar “todo o ciclo de vida do cidadão deficiente”. Nesse sentido, a instituição pretende “oferecer a breve prazo formação profissional aos utentes”, adianta António Marques.

PROJECTO PARA NOVAS INSTALAÇÕES
A APPACDM ocupa jovens que ficaram sem assistência devido ao encerramento de serviços da ACM da Beira Interior. “Foram muitos meses de angústia quando se sabia que havia necessidade de várias famílias”, referiu Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, durante a inauguração, na sexta-feira. O autarca frisou que “o problema não vai voltar a acontecer”, sem nunca se referir directamente à ACM. “Agora é altura de fortalecer a estrutura associativa e trabalhar no sentido de preparar as futuras instalações”.
Sobre isso, o autarca espera “apresentar até ao Verão um projecto de raiz no centro da cidade. Vamos avançar definitivamente para a consolidação de estruturas para o apoio de crianças e jovens deficientes”, sustentou. O presidente do município vai também presidir à Assembleia Geral da APPACDM da Covilhã.
Com as futuras instalações, vai poder colocar-se em prática o “sonho” de António Marques: acompanhar todo o ciclo de vida de uma pessoa portadora de deficiência. “O projecto contempla a vertente sócio-educativa, despistagem vocacional, formação profissional e emprego protegido [através de protocolos com empresas e instituições que asseguram trabalho aos utentes]”, explicou António Marques. in Diario XXI

Saudações Paulenses