27 março 2008

Covilhanices



Fábrica da Covilhã produz queijos kosher
Fábrica em Peraboa iniciou laboração neste mês
A fábrica de Queijos Braz, em Peraboa (Covilhã), iniciou este mês a produção de queijos kosher, destinados à comunidade judaica, segundo José Agostinho, sócio-gerente da empresa.

Os queijos de ovelha puro, de mistura e o queijo fresco, são as três variedades a comercializar com o selo de aptidão para consumo de acordo com os preceitos da religião judaica.

Para além de Portugal, a Espanha, França, Inglaterra e Holanda são os países prováveis para a exportação. "Isto é um orgulho. É como um pai ver nascer o filho", disse José Agostinho.
A ideia de obter a certificação kosher surgiu na sequência de contactos com a comunidade judaica de Belmonte e do aparecimento de outros produtos na Beira Interior.

"Já havia o azeite kosher de Penamacor e o vinho da Adega da Covilhã", recordou, acrescentando: "temos de estar atentos para cativar estes nichos de mercado e é essa oportunidade que queremos agarrar".

Após acompanhamento pela comunidade judaica, "a fábrica recebeu a certificação de que está a apta (...)

26-03-2008
Lusa
´Brico Solidário`para idosos carenciados da Guarda
Projecto de 40 mil euros, apoiado por fundos comunitários.

A Câmara da Guarda e a Associação de Desenvolvimento Pró-Raia vão avançar em breve com um projecto que visa auxiliar idosos e pessoas de fracos recursos económicos na execução de pequenas reparações domésticas.

Segundo a vereadora da autarquia da Guarda, Lurdes Saavedra, que também preside à Associação de Desenvolvimento Pró-Raia, o projecto denominado ´Brico Solidário`, prestará um serviço gratuito e deverá começar a funcionar em Abril ou Maio deste ano.

26-03-2008 ASR Lusa
Detecção de droga pela análise aos cabelos e suor
Um projecto da Universidade da Beira Interior

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, está envolvida em dois projectos para detecção de drogas no corpo humano de formas alternativas, nomeadamente sem recurso a colheitas de sangue.

Um deles lê num cabelo humano o registo de consumo de drogas ao longo dos últimos tempos, enquanto outro usa saliva ou suor, em vez de sangue, para detectar o consumo de antipsicóticos.

26-03-2008
DN
Feirantes do mercado da Covilhã preparam a saída
Último andar vai instalar um ’contact center’ na área das telecomunicações

Os 15 feirantes que vendem pronto-a-vestir e calçado no último piso do mercado municipal da Covilhã estão a desmontar os respectivos stands até sábado, data imposta pela Câmara local para abandonarem o local.

É o fim de um espaço de venda que acompanhou gerações de covilhanenses desde a inauguração do mercado municipal, em 1943. No imponente edifício resta em funcionamento o piso térreo, ocupado com os vendedores de produtos hortícolas, frutas, talho e peixaria.

Carlos Pinto, presidente da autarquia (PSD), já anunciou que o último andar vai ser disponibilizado pelo município para instalação de um ’contact center’ na área das telecomunicações que vai arrancar em Outubro.

26-03-2008
Lusa
AZC - Vai aumentar a água
Assembleia geral de sexta-feira vai debater situação grave

Capitais próprios da Águas do Zêzere e Côa (AZC) já não chegam a metade do capital social (13 milhões de euros). Entre as medidas a propor aos municípios, a AZC vai pedir aumentos do preço da água

A administração da empresa multimunicipal Águas do Zêzere e Côa vai propor aos accionistas um plano de reequilíbrio financeiro assente no alargamento do prazo de concessão, aumento das tarifas cobradas pelos municípios aos consumidores e obtenção de compensações financeiras do Governo por perdas sofridas desde a sua criação, adiantou ao Diário XXI Sérgio Hora Lopes. “As contas da empresa estão desequilibradas e é preciso agir”, afirmou o presidente do conselho de administração da empresa que reuniu há cerca de um mês com o Ministro do Ambiente, Nunes Correia, para lhe dar conta das dificuldades.




“É melhorzinho, mas não chega” para a Beira Interior
Governo reduz IVA de 21 para 20 por cento

Tanto para Pires Manso, professor da Universidade da Beira Interior, como para Paulo Manuel, presidente da Associação Comercial da Guarda (ACG), a medida é bem-vinda, mas peca por ser insuficiente.
Veja também
"Este plano é bom para empresas que não existem"
José Robalo acusa Sócrates e Pinho de participarem em “show off”

Na Covilhã, o presidente da Federação Têxtil e do Vestuário de Portugal critica plano estratégico para o sector apresentado pelo Governo. Por outro lado, o sindicato contesta a possibilidade de flexibilização laboral
Feirantes contra forma abrupta como a Câmara os mandou sair
Mercado Municipal da Covilhã

Os 15 feirantes que vendem pronto-a-vestir e calçado no último piso do mercado municipal da Covilhã estão a desmontar os respectivos stands até sábado. O final do mês é a data imposta pela Câmara para abandonarem o local
Saúde pública motiva corte de árvores
No parque municipal de Mêda
Bricosolidário ajuda idosos e dependentes em reparações
Projecto a iniciar dentro de semanas, na Guarda

O projecto está a ser desenvolvido pela Câmara da Guarda em parceria com a Associação de desenvolvimento local Pró-Raia
Lançamento de foguetes só possível após acordo judicial
Romaria de Aldeia Viçosa, na Guarda

Um acordo judicial no mínimo peculiar permite que a romaria do próximo fim-de-semana mantenha a tradição do lançamento de foguetes
FCCN cede equipamento Politécnico
Castelo Branco
JSD satisfeita com circunscrição na Cova da Beira
Apesar de preocupação sobre o futuro do tribunal do Fundão




Novo Mercado e centro comercial no Campo das Festas
Câmara abre concurso
A autarquia quer construir um novo Mercado Municipal, com estacionamento, ao lado do cemitério. Para o Campo das Festas aguarda propostas de utilização. Em troca, os interessados têm de garantir um novo quartel para os bombeiros na zona da Estação
26-03-2008 Ana Ribeiro Rodrigues Covilhã
Grupo Somague entra no capital da Águas da Covilhã
Autarquia vende 49 por cento do capital da empresa municipal
Aumentos na factura de água já estão estabelecidos. Oposição contesta operação por considerar que a mesma só serve o interesse privado
26-03-2008 ARR Actualidade
Feira de São Tiago muda-se para o Complexo Desportivo
Certame decorre em Julho
A tradicional Feira de São Tiago vai passar a realizar-se no Complexo Desportivo da Covilhã. Este ano o evento já está agendado para o novo local e decorre durante todo o mês de Julho, em vez das habituais duas semanas
26-03-2008 ARR última
Toca a ampliar a vantagem
Sporting da Covilhã inicia domingo corrida ao título
O Covilhã recebe, em casa, o Tourizense, segundo classificado, no próximo domingo. É o arranque da segunda fase do campeonato, para a qual os serranos arrancam com mais cinco pontos que o seu principal opositor. Segundo Luciano, uma vitória dará mais tranquilidade
Rotários homenageiam poetas albicastrenses
Iniciativa no âmbito do Dia Mundial da Poesia

António Salvado e Ana Rita Calmeiro estiveram presentes na cerimónia em que foram homenageados também Joham Roiz de Castell’Branco, Eugénio de Andrade e Correia Tavares, entre outros
UBI discute marketing energético
Covilhã



CRIOU ESPAÇO CONTRA A FRAUDE
Covilhanense contra abuso dos bancos
Defender os consumidores face aos abusos que os bancos praticam, é o principal objectivo da “Acabem”, um projecto idealizado pelo covilhanense Hugo Prata que começa a ter algum feedback entre os cibernautas. Tudo começou no ano passado, quando o próprio se sentiu lesado por uma instituição bancária.


Belmonte recupera caminho de S. Tiago
A “viação romana” na região de Belmonte, cujo traçado coincidia, como se acredita, com os caminhos de Santiago da Beira Interior, vai ser discutida em Abril, durante as Jornadas do Património da terra dos Cabrais.

“Sócrates é um perfeito pombalino"
Miguel Real acaba de editar “A Morte de Portugal”. Pensador de referência, escritor, professor, ensaísta e especialista em Cultura Portuguesa conversa com o Jornal do Fundão sobre o Portugal forjado nos seus pesados complexos. Da riqueza à pobreza, da euforia à depressão, dos senhores de um império a europeus de periferia. Uma visão sobre o fim de um certo país.

Venda das águas rende 40 milhões
A Câmara da Covilhã aprovou, dia 19, em sessão extraordinária, com os votos favoráveis da maioria do PSD e contra dos dois vereadores do PS, a venda de 49 por cento da empresa municipal de Águas da Covilhã (antigos Serviços Municipalizados) às empresas AGS - Administração e Gestão de Sistemas de