18 março 2010

Covilhanices

Recuperar lá fora os sonhos que aqui “faliram”
Há quem defenda que a nova vaga de emigração portuguesa vai atingir os valores dos anos 60 e 70. Cada vez é mais fácil sair do país, seja de carro, comboio ou avião. As más condições económicas também são um grande "empurrão". Na Beira Interior, todos os dias há pessoas a sair. Fomos conhecer alguns casos.

Operárias têxteis no fio da navalha do desemprego
O plenário de trabalhadoras da Proud Moments, realizado na terça-feira, frente à Câmara do Fundão, pretendeu sobretudo chamar a atenção para um problema que se arrasta há meses, sem solução à vista. Ministério da Economia continua sem dar resposta ao sindicato.

“Sou um escritor que se preocupa com gente sem voz activa” Manuel da Silva Ramos mudou-se para a Covilhã, onde vive, há dois anos. Encontrámo-lo a uma mesa larga cheia de livros e rodeado de papéis, no escritório onde escreveu o seu mais recente romance Três Vidas ao Espelho. O livro é apresentado pelo escritor Miguel Real, dia 19 de Março, na Livraria Barata, em Lisboa, às 18 e 30.

Mestre Cargaleiro apadrinha candidatura de Portas de Ródão
O município prepara-se para reavivar as artes da trapologia local, lançando assim um produto ligado à cultura, desenhado pelo artista Manuel Cargaleiro, padrinho da candidatura das Portas de Ródão a uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Voluntários limpam centenas de lixeiras
Não há memória de um movimento cívico desta envergadura por uma causa ambiental. O projecto Limpar Portugal sai à rua para limpar a floresta, no próximo sábado, identificados que estão os pontos de acumulação de lixo em cada município. Perto de 500 voluntários estão inscritos em Castelo Branco, Fundão e Covilhã.

Autarcas do distrito debatem apoios ao associativismo – c/som
Nove dos onze municípios do distrito de Castelo Branco responderam ao repto lançado por Paulo Fernandes, vice-presidente da Câmara do Fundão, no início do ano. Uma iniciativa inédita que visa “harmonizar os critérios de apoio às colectividades” e que sentou à mesma mesa os vereadores responsáveis pelas pastas do desporto e associativismo.

Fundação sueca oferece material ortopédico - c/som
Do conjunto dos 700 equipamentos agora recebidos, o gabinete de acção social da autarquia entregou “uma cadeira eléctrica e uma cadeira de banho” a uma menina, Mariana São Pedro, que sofre de distrofia muscular.

Carlos Pinto acusa Governo de "sabotar" nova barragem - c/som
“O Primeiro-ministro é o responsável político para que não se construa a barragem” da Ribeira das Cortes, na Serra da Estrela. As declarações são de Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, que esta segunda-feira denunciou aquilo que chama de “sabotagem” às intenções do município.

Frexes deixa administração das Águas do Zêzere - c/som O autarca do Fundão diz que não pode continuar a ser a voz do capital municipal, discordando do aumento do tarifário aos municípios e ameaçando com um "pedido de insolvência" e manter o lugar na administração da empresa.